Sucesso de vendas no Brasil, o SUV Duster e a Picape
Duster Oroch conquistaram o público graças à sua robustez, inovação, amplo
espaço interno e versatilidade. Agora, os dois modelos chegam à linha 2017 com
uma notável melhoria em eficiência energética de até 11,5% nos motores 2.0, em
relação ao modelo anterior. Além disso, há importantes novidades: todas as
versões 2.0 16V dos modelos passam a ser equipadas com direção eletro-hidráulica,
que garante maior conforto e menor consumo; o motor 2.0 16v está mais
eficiente; houve uma evolução na ergonomia; e, para finalizar, a Duster Oroch
recebe a opção do câmbio automático.
A Renault buscou soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética do
SUV e da picape. O sistema ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia
funciona de forma simples e eficiente. Durante a desaceleração do carro, quando
o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir
combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar
energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de
combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do
motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.
Outra notável evolução em matéria de conforto e redução de consumo é a adoção
da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa uma direção
ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com
esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais
pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. Como nesse
sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte,
e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 2% o
consumo de combustível.
Produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), o motor 2.0 16v
passa por uma evolução. A partir de uma mudança da força tangencial no anel do
cilindro, houve uma redução de atrito interno, gerando uma melhoria no consumo
de combustível. O motor 2.0, que manteve os números de potência e torque, é
destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo
Conpet, com nota “A” em consumo de combustível no Duster equipado com câmbio
manual e na Duster Oroch, incluindo a nova versão com câmbio automático.
A adoção de "pneus verdes" para o Duster 2.0 (item já presente na
Duster Oroch), com menor resistência ao rolamento, também contribui para melhorar
a eficiência. Estes pneus são mais leves e aquecem menos, graças à adição de
alguns compostos especiais à mistura original de borracha e sílica que dá
origem aos pneus, sem comprometer em segurança, aderência e durabilidade.
Para o consumidor que busca uma maior redução no consumo de combustível, tanto
o Duster quanto a Duster Oroch oferecem a função EcoMode, que pode ser acionada
por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência e o
torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite
uma redução de 10% no consumo de combustível. Outro recurso é o indicador de
trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a
dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a
marcha para melhor aproveitar as características dos motores.
Tanto Duster quanto Duster Oroch também evoluíram em ergonomia para melhorar o
dia a dia dos passageiros. O comando de controle dos retrovisores elétricos,
por exemplo, agora está na porta do motorista. Outra mudança foi na adoção do
vidro “one-touch”, que traz maior conforto e praticidade aos passageiros. Há ainda
o fechamento global dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando ao
motorista dar dois cliques no controle remoto do carro, para que os vidros
subam automaticamente.
O câmbio automático da Duster Oroch é comprovadamente um dos mais robustos do
mercado, ideal para a aplicação em picapes, devido à necessidade de carregar
carga. Mesmo sendo um câmbio automático, para o motorista que desejar trocar as
marchas manualmente, leves toques na alavanca de câmbio permitem ao motorista
fazê-lo.
A caixa automática foi desenvolvida levando em consideração a eficiência do
carro, bem como conforto e velocidade de engate, além de oferecer toda a
confiabilidade da Renault.
DUSTER
Expression Manual 1.6 16V Hi-Flex.......................R$ 66.490
Dynamique Manual 1.6 16V Hi-Flex......................R$ 72.580
Dynamique Automático 2.0 16V Hi-Flex……............R$ 83.540
Dynamique 4x4 Plus 2.0 16V Hi-Flex……....…….……..R$ 84.690
DUSTER OROCH
Expression 1.6 16V Hi- Flex…………...………………..R$ 66.080
Dynamique 1.6 16V Hi- Flex…………....………………R$ 70.580
Dynamique 2.0 16V Hi- Flex…………....………………R$ 74.580
Dynamique Automática 2.0 16V Hi- Flex…........R$ 76.580
Nenhum comentário:
Postar um comentário