
Os
sistemas de assistência ao condutor podem tornar o trânsito seguro se forem
amplamente adotados. Dados apontam que apenas na Alemanha, cerca de 72% das
colisões traseiras com ferimentos poderiam ser evitadas se todos os automóveis
fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência. Segundo pesquisas
conduzidas pela Bosch, o sistema de permanência na faixa de rolagem pode
prevenir até 28% dos acidentes causados por motoristas que mudam de faixa
acidentalmente.
As
colisões traseiras estão entre os piores incidentes, especialmente quando
envolve pedestres ou ciclistas. O sistema Frenagem Automática de Emergência
(AEB - Automatic Emergency Braking) pode prevenir tais colisões totalmente ou,
pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou
a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado
para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o
condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o
motorista pise no freio, o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de
evitar o acidente.
Caso o
motorista não responda à manobra de frenagem parcial e o sistema detecta que a
colisão é inevitável, o dispositivo executa de forma autônoma a manobra de
frenagem de emergência. Em velocidades de até 40 quilômetros por hora em
circuito urbano, o sistema Frenagem Automática de Emergência da Bosch pode até
evitar por completo as colisões em veículos parados.
O grau
adicional de segurança que os sistemas de assistência ao condutor oferecem é
mais uma das razões para a crescente popularidade da tecnologia. A partir de
2016, os novos veículos na Europa devem estar equipados com o sistema
preditivo, ou seja, que evita o atropelamento de pedestres, se quiserem obter
cinco estrelas no ranking Euro NCAP.
Os
Estados Unidos também estão atuando para tornar seus veículos ainda mais
seguros. Recentemente o governo americano firmou um acordo com 20 montadoras,
que representam mais de 99% do mercado americano, para que até 1º de setembro
de 2022, a maioria dos carros do país possua o sistema de frenagem automática
de emergência. Para as picapes o prazo será até 2025.
No
Brasil, os sistemas de assistência ao condutor, como a Frenagem Automática de
Emergência, também estão cada vez mais próximos dos usuários brasileiros, visto
que o controle eletrônico de estabilidade, que é a base tecnológica para muitos
desses dispositivos, se tornará obrigatório em todos novos projetos de veículos
fabricados ou importados a partir de 2020. Os modelos já comercializados no
mercado nacional serão obrigados a incorporar o item apenas em 2022.
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