Os sistemas de assistência
ao condutor estão se tornando itens cada vez mais comuns na Alemanha, como o
dispositivo de assistência de faixa de rolagem de frenagem automática de
emergência. Segundo estudos da Bosch, baseados em estatísticas de vendas, um em
cada cinco de um total de três milhões de veículos licenciados na Alemanha em
2014 estavam equipados com tais sistemas - em 2013 essa relação era de um para
cada 10 veículos.
Os
sistemas de assistência ao condutor podem tornar o trânsito seguro se forem
amplamente adotados. Dados apontam que apenas na Alemanha, cerca de 72% das
colisões traseiras com ferimentos poderiam ser evitadas se todos os automóveis
fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência. Segundo pesquisas
conduzidas pela Bosch, o sistema de permanência na faixa de rolagem pode
prevenir até 28% dos acidentes causados por motoristas que mudam de faixa
acidentalmente.
As
colisões traseiras estão entre os piores incidentes, especialmente quando
envolve pedestres ou ciclistas. O sistema Frenagem Automática de Emergência
(AEB - Automatic Emergency Braking) pode prevenir tais colisões totalmente ou,
pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou
a câmera de vídeo detectar obstáculo à frente do veículo, o sistema é preparado
para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o
condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o
motorista pise no freio, o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de
evitar o acidente.
Caso o
motorista não responda à manobra de frenagem parcial e o sistema detecta que a
colisão é inevitável, o dispositivo executa de forma autônoma a manobra de
frenagem de emergência. Em velocidades de até 40 quilômetros por hora em
circuito urbano, o sistema Frenagem Automática de Emergência da Bosch pode até
evitar por completo as colisões em veículos parados.
O grau
adicional de segurança que os sistemas de assistência ao condutor oferecem é
mais uma das razões para a crescente popularidade da tecnologia. A partir de
2016, os novos veículos na Europa devem estar equipados com o sistema
preditivo, ou seja, que evita o atropelamento de pedestres, se quiserem obter
cinco estrelas no ranking Euro NCAP.
Os
Estados Unidos também estão atuando para tornar seus veículos ainda mais
seguros. Recentemente o governo americano firmou um acordo com 20 montadoras,
que representam mais de 99% do mercado americano, para que até 1º de setembro
de 2022, a maioria dos carros do país possua o sistema de frenagem automática
de emergência. Para as picapes o prazo será até 2025.
No
Brasil, os sistemas de assistência ao condutor, como a Frenagem Automática de
Emergência, também estão cada vez mais próximos dos usuários brasileiros, visto
que o controle eletrônico de estabilidade, que é a base tecnológica para muitos
desses dispositivos, se tornará obrigatório em todos novos projetos de veículos
fabricados ou importados a partir de 2020. Os modelos já comercializados no
mercado nacional serão obrigados a incorporar o item apenas em 2022.
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