A 4ª geração do Kia Sportage chega esta
semana ao mercado brasileiro recheada de itens de conforto e de segurança,
capazes de superar o modelo anterior mas, sobretudo, de suplantar os seus
principais concorrentes da categoria. Também por seu design inteiramente
renovado que posiciona o novo modelo com mais sofisticação, esportividade e
dinamismo.
As projeções da Kia Motors Corporation, para o novo Sportage, são
alentadoras. Enquanto a marca sul-coreana comercializou 554 mil unidades da 1ª
geração (de 1996 a 2002), 842 mil unidades da 2ª geração (2004-2009) e da 3ª
geração, pouco mais de 1,6 milhão de veículos (entre 2009 e 2015), a montadora
espera ultrapassar a marca de 3 milhões de unidades com a 4ª geração, no
período médio de 5 anos. “Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da
Kia Motors pelo mundo.
No Brasil, a partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi
nosso carro-chefe”, elucida José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do
Brasil. “Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou
seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos
comercializar cerca de 400 unidades por mês.Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de
4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta
aumentar os volumes”, argumenta. Quatro pilares sustentam a aposta da Kia
Motors no novo posicionamento do Sportage entre os modelos Premium da categoria
SUV compacto, a começar pela liderança de tendências em design, mais qualidade
em segurança veicular, novos opcionais – controle de assistência em aclives,
faróis de neblina em LED, detector de ponto cego, assistente de tráfego,
seletor de modo de condução, entre outros – e substanciais alterações em suas
dimensões estruturais.
Com isso, além de proporcionar mais conforto a todos os
ocupantes de veículo, o seu volume de porta-malas subiu de 740 litros para 868
litros. Com as novas medidas, o Sportage passou a ter CX (Coeficiente
aerodinâmico) de 0.33, ante ao 0.35 do modelo anterior. Na parte dianteira, 4ª
geração do Sportage ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação
icônicas e circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz
de setas. Quanto aos faróis de neblina dinâmicos, dois modelos distintos para
as versões LX e EX.
Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda
versão ganhou quatro lâmpadas em LED. Na parte traseira, o Sportage 2017 ganhou
lanternas mais sofisticadas e um spoiler com defletor lateral, que reduz a
resistência do ar e, assim, melhora a eficiência de consumo de combustível.
Ainda no conjunto ótico traseiro, na versão LX as lanternas são de lâmpadas
halógenas e na SX lâmpadas em LED. A Kia Motors ampliou também os retrovisores
externos. Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Sportage traz na versão de
entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha rodas de 19
polegadas, o que conferem mais esportividade ao veículo.
Conforto e
conveniência – A 4ª geração do Sportage teve seu habitáculo completamente
renovado, a começar pelo painel de instrumentos que privilegia o condutor do
veículo. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, prioriza o conforto
de todos os passageiros. O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10
posições de regulagens (no de passageiro, 8). No banco traseiro, também 8 posições
de regulagem, de 23º a 39º (no Sportage anterior, de 23º a 28º).
Na versão LX,
o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; piloto automático;
chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do
porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm;
porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player,
bluetooth com kia_sportage 2 controle no volante, entrada auxiliar e USB;
sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador
de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros
elétricos nas quatro portas e câmera de ré.
Já na versão EX, o modelo conta com
ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do
motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop
para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de
bordo integrado ao conjunto de mostradores; piloto automático com controles no
volante; paddle shift; revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de
câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação
com LED e outros.
A versão topo de linha possui também teto solar elétrico
duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2. Motorização – Além do design atraente
e marcante, o Sportage se destaca pelo desempenho. Está disponível com
motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol,
o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a
4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque
de 18,8 Kgm a 4.700 rpm.
No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em
duas versões, todas com câmbio automático de seis velocidades com opção de
trocas sequenciais e autoadaptativo. Foi mantida a direção elétrica
progressiva. A carroceria longa e a distância entre-eixos – respectivamente
4.480 e 2.670 mm – garantem que os ocupantes do Sportage desfrutem de uma
cabine espaçosa. A capacidade volumétrica de carga varia de 868 litros com os
bancos traseiros ocupados a 1.770 litros com os assentos traseiros rebatidos.
Segurança – A Kia investiu pesado em programas de pesquisa e desenvolvimento
para reforçar a segurança ativa e passiva de seus veículos e oferece os mais
elevados níveis de proteção aos ocupantes. Para garantir que o SUV compacto da
Kia seja uma experiência segura e gratificante para todos os ocupantes, o
Sportage oferece aos clientes sistemas de segurança de última geração e
equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire;
acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais
para motorista e passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos
laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça
dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na
traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro.
Na
versão topo de linha, a EX, o Sportage traz ainda airbags laterais e de
cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA),
controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida
(DBC), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS) e o
detector de ponto cego (BSD). O novo Sportage ganhou cinco estrelas no Euro NCAP, outras cinco
estrelas no NHTSA - National Highway Traffic Safety Administration e pontuação
máxima de segurança no IIHS – Insurance Institute for Highway Safety.
As duas
versões do Sportage 2017 chegam ao mercado brasileiro com preços ao consumidor
final de R$ 109.990,00 (LX) e R$ 134.990,00 (EX). O Sportage possui garantia de
cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário