Jipinho Fiat, projeto grande
Coluna informou a corrida pela FCA em novos projetos
para substituir seus produtos mais antigos. E juntou, como antecipação
nacional, outro dado: ordem para criar um jipinho, Junior, como tratado
internamente. Há dias noticiou novamente: direção teria dado meia-trava nesta
versão; e comentou sobre o perigo de freadas em projetos, exemplificando com o
VW Taigun, mostrado, anunciado, mas freado – e esquecido.
É mais
No caso FCA, fonte da Coluna esclareceu, projeto
ora sobrestado em muito supera a primeira informação: é independente, não será
versão dos modelos de substituição atualmente finalizando testes.
Projeto grande, mundial, de novo modelo, mais para pequeno
Fiat, menos para mini Jeep. Questão básica está na projeção de amplos números
de mercado, exigindo operação mundial. Por tal definição, será criado,
desenvolvido e produzido no Brasil, na fábrica de onde saem Fiats, em Betim,
MG, para inicialmente fornecer à América Latina e Caribe.
Ao contrário do citado Taigun, projeto não parou. No plano
falta definir onde será a outra base industrial – EUA, Itália, China.
Autoclásica,
7 a 10 outubro
Maior dos
eventos sul americanos de veículos antigos, o Autoclásica confirmou
realização entre 7 e 10 de outubro – segunda feira, feriado argentino. Mantém o
local, o Hipódromo de San Isidro, para reunir 600 automóveis e incontadas
motocicletas, ganhando espaço, neste ano com o Bairro das Motos, reunindo
exemplares de uso normal e de corridas.
Na re
diagramação de atrações, os veículos, todos com mais de 30 anos de fabricação,
estado original e perfeito funcionamento, serão dispostos enfatizando marcas e
clubes. Adicionalmente, a cada 50 minutos, demonstrações operacionais em
circuito próprio.
Esta 16ª
edição é particularmente valorizada. A UNESCO, entidade internacional para
cultura e educação, concedeu patrocínio oficial ao “Ano do Patrimônio
Mundial Automobilístico 2016”, e estendeu seu reconhecimento a oito eventos
mundiais: Cartier Travel & Style Concours d’Élegance (India); Amelia
Island Concours d’Élegance (EUA);Villa d’Este Concours d’Élegance (Itália); Le
Mans Classic (França); Classic Days Schloss Dyck (Alemanha); Pebble
Beach Concours d’Élegance (EUA); Chantilly Arts & Elégance (França);
e Autoclásica.
Como temas,
50 Anos da apresentação do Torino, do Lamborghini Miura; 130 anos da criação do
Patent Wagen, o primeiro automóvel; homenagem à Jaguar.
É o maior e
mais variado encontro de antigos na América do Sul.
Toyota terá museu em fábrica pioneira
Em São Bernardo do Campo, SP, onde iniciou operações
industriais em 1962, parte da área Toyota terá um Centro de Memória. Ideia boa,
inusitada entre as congêneres nacionais, visa preservar instalações,
referências da primeira fábrica fora do Japão, e contar história da empresa, na
origem e no Brasil. Do endereço, a então Estrada do Piraporinha 1111, hoje
avenida Max Mangels Senior, saíram, em 39 anos, maio de 1962 a novembro de
2001, 103.461 unidades de seu mono produto, o jipe Bandeirante – pequena média
anual de 2.627. Parte da área, remanescente da Mata Atlântica, terá trilha
ecológica, e demais prédios continuarão dedicados a produzir componentes.
Inauguração em agosto com itens caracterizadores de sua
história, o último exemplar do Bandeirante, e curiosa prensa Fujitsu,
operacional desde 1937 – objeto de interesse histórico deste fabricante, mas de
venda descartada pela Toyota –, e demonstração em pequena linha de montagem do
processo produtivo da marca, o TPS. Proposta é ser provocativo a visitas.
Roda-a-Roda
Negócio – Peugeot reatou negócios com a Iran Khodro,
empresa com 7% de participação oficial, para voltar produzir carros com marca,
peças e assistência técnica. Estava ausente do Irã há quatro anos, quando sua
então associada GM resolveu deixar tal mercado.
Mais – Há dois pontos de relevo na transação: Peugeot
voltará a competir no Irã, mercado de 3M unidades/ano. Outro, Carlos Tavares,
ex-vice presidente da Renault e atualmente presidindo a concorrente Peugeot,
ultrapassou a antiga marca, viabilizando negócios á sua frente.
Demora – Kia inverteu importações da filial mexicana: trará
o Cerato em setembro. E o Rio, antes programado para coincidir com os Jogos
Olímpicos em agosto, virá apenas em 2017.
Festa – Empresa comemora última pesquisa da agencia JD Power
sobre satisfação do cliente até 90 dias após compra. Kia lidera, Porsche
segundo, Hyundai terceiro.
Mais uma – Jaguar Land Rover inaugurou unidade
industrial em Itatiaia, RJ. Capacidade adequada a veículos de elevado preço –
20 mil unidades/ano em Land Rover Evoque e Discovery Sport.
E ? – Em tempos de mercado retraído pode parecer
curioso investir US$ 340M em fábrica na América Latina. Mas indústria
automobilística, iniciando seguir planos, é um transatlântico manobrando.
Embalo - País e mercado voltarão a crescer, e nele LR é
o SUV Premium mais vendido. Audi, BMW e Mercedes, em situação idêntica,
implantaram e operam novas fábricas.
Pianinho – 60 mil m2, 400 funcionários, e não é fábrica
como sugere o inconsciente coletivo, entrando metais e plásticos e borrachas
por um portão, submetidos a tratamentos, pancadas, abrasões, usinagens, com
todos os barulhos, cheiros e faíscas de produção convencional, e despejando
carros prontos pelo portão de saída.
Mínimo – Coisa pouca. Exceto vidros, revestimento
interno, silenciosos, importa-se tudo da Inglaterra. A carroceria, em partes,
pintadas, é aqui montada. Este processo, SKD, semi knocked down, havia
no Brasil há 60 anos.
Método - GEIA, Grupo Executivo para Implantação da
Indústria Automobilística, baniu tal simplicidade e estipulou crescente índice
de nacionalização. Foi o gerador da indústria nacional.
Curiosidades – O baixo índice de nacionalização impede
exportar os Land ao Mercosul. Outra, preços idênticos aos ainda praticados no
estoque remanescente, apesar de não haver incidência de impostos de importação.
História – Jaguar Land Rover diz ser primeira indústria
automobilística britânica a construir instalações de manufatura no Brasil. Não
o é. Matriz Rover já esteve aqui. Em 1958 se associou à paulistana MBA e montou
jipes Land Rover série 2 em modestas instalações no bairro do Ipiranga, SP -
com índice de nacionalização superior ao da atual manufatura.
Corte – Fiat disposta em renovar o portfólio de produtos:
tirou de produção duas versões do Punto, TJet e Sporting – deixou apenas 1.4,
1.6 e Blackmotion. Suspendeu a produção de Linea, Bravo e Idea informando ter
formado estoques para fazer mudanças nas linhas de produção – de 4 para 3.
Segundo informa tal mudança não resultará no fim de produção de nenhum modelo.
Mobilidade – Certeza da mudança da mobilidade no futuro
instiga fabricantes a se adaptar. Caminhos vários: carros híbridos ou
elétricos; autônomos; e nos sistemas de transporte individual, como Uber e
congêneres. Toyota, recém decidiu aplicar US$1B no Uber, e VW US$ 300M na Gett,
firma assemelhada. GM investiu US$ 500M nos EUA na Maven e sua concorrente
Lyft.
Outros custos – Todo custo é dificuldade para compra de
carro novo. Ford criou plano de manutenção para reduzir valores. Diz, permite
economizar até 39% durante os três primeiros anos. Vale para Ranger, Ka e
EcoSport.
Segurança – Brasil parecia isolado da atual praga
mundial, as falhas dos sistemas de air bags da japonesa Takata,
comprometendo a segurança e causando re-calls a milhões de veículos.
Mas chegou aqui: Toyota, Honda e Mitsubishi de picapes chamam clientes para
trocar componentes perigosos.
Apresentação – GM alugou Autódromo de Brasília para
apresentar novos picapes S 10 e Cruze à rede de concessionários, vendedores,
mecânicos. Exposições técnicas e oportunidade de dirigi-los – apesar de o
circuito aguardar obras para finalizar o básico para voltar a funcionar.
Made in England – Fábrica de veículos quando se instala
agrega fornecedores de origem. No caso da Jaguar Land Rover, atraiu inglesa
IAC, International Automotive Components, fornecedora de todo o interior
a Evoque e Discovery.
Especialidade – Líder na Europa e no Brasil com
produtos construídos pela Iveco, a PSA criou diretoria especializada em
Veículos Utilitários, e quer elevar sua participação em vendas. Programa 16
novos veículos no setor para América Latina, dobrar volumes, triplicar lucros
até 2021.
Coluna – Confirmou informação antecipada pela Coluna:
terá picape para 1t.
Resgate – Citroën quer recuperar parte de seu DNA,
esquecido sob o controle da PSA, empresa Peugeot. Iniciar pelo conforto de
rolagem com o programa Citroën Advanced Comfort.
Solução – Para melhor filtrar as imperfeições do piso
evoluiu a suspensão com o uso de dois batentes hidráulicos progressivos,
assentos inovadores, colagem estrutural da carroceria por filetes descontínuos.
Segurança – Movimento Stop the Crash para
adotar equipamentos, reduzir acidentes e seus danos, chegou à América Latina
por evento em Santiago do Chile. Quer, governos tornem obrigatórios sistemas de
controle ESC, para estabilidade; AEB, de frenagem autônoma; e ABS, aqui
obrigatório.
Caminho – Sombrios caminhos impedem a adoção por
autoridades dos países, apesar da colheita de vantagens econômicas pela redução
dos acidentes e suas perdas. Ganhou apoio de peso: a ONU recomendou uso aos
países membros.
Legal – Phillips deu solução a problema de trânsito: o
uso de lâmpadas de Xenon em faróis comuns, não adequados, produzindo
ofuscamento. Tal procedimento é vedado por Resolução do Contran. Criou a
Crystal Vision Ultra em lâmpadas H1, H3, H4, H7, H11, HB3 e HB4. Emitem a
desejada luz azulada e são em torno de 30% mais potente ante as alógenas.
Negócio –
Consultoria econômica Hagerty, dos EUA, indicou, entre os anos 2008 e 2014,
nenhum investimento superou os automóveis antigos. Bolsa manteve-se quase
estável; ouro subiu 100%; antigos 250%.
Conta –
Simples entender. Os parâmetros são dos EUA onde, desde a crise de 2008, as
aplicações bancárias rendem 1% ao ano; o país lutou para se recuperar, com
economia em plano baixo. Automóveis antigos de estirpe se transformaram em
investimento, como as obras de arte, e valorização permeou para a base da
pirâmide e outros mercados. Automóvel antigo de qualidade é obra de arte
tridimensional – e anda e dá sensações dinâmicas.
Ecologia –
Após proibir circulação de ônibus e caminhões pesados licenciados antes de
1 de outubro de 2001 em Paris, sua Câmara Municipal estendeu vedação
a automóveis fabricados anteriormente a 1997 e motos pré 2.000.
Integra a Lei da Transição Energética para melhorar a qualidade do ar. Vale a
partir de 1º de julho. Exceções há: veículos de coleção, licenciados como tal.
Retífica RN –
Atento, leitor Fred Carvalho, sobre nota da Coluna passada da
inexistência de empresas nacionais em nossa indústria automobilística, lembra
haver a Agrale. Está correto. É a única com produtos próprios.
Gente – Fréderic
Chapuis, franco-brasileiro, diretor comercial da Citroën Brasil,
promoção. OOOO Diretor de Veículos
Utilitários América Latina. OOOO Missão, tirar Peugeot e Citroën da
periferia das vendas e traze-las à competitividade. OOOO Antônio Baltar Jr, promovido: lidera área de vendas, distribuição,
supervisão de escritórios regionais e relacionamento com distribuidores. É do
ramo. OOOO Maurício
Greco, gerirá Produtos, Propaganda, Publicidade, promoção de vendas. OOOO Diretor da matriz Volkswagen, alvo de investigação criminal pela
Promotoria de Brunswick, na Baixa Saxônia, Alemanha. OOOO Nome não declarado,
mas a ação é o Dieselgate, pela qual veículos diesel da marca foram vendidos
emitindo poluentes acima dos níveis legais.OOOO Colega como réu,
Martin Winterkorn, o ex poderoso CEO da marca. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário