O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota
do Brasil, braço social da montadora, conquistou o Prêmio REI 2016 -
Reconhecimento à Excelência e Inovação - na categoria Sustentabilidade e
Responsabilidade Socioambiental. O anúncio foi feito na última quarta-feira,
dia 15, pela revista Automotive Business, após avaliação 22 profissionais, que
julgaram a ação como a mais importante na área de responsabilidade
socioambiental entre os projetos inscritos.
Realizado desde 2008 em Indaiatuba (SP) e, mais
recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), o projeto Ambientação desenvolve
estudantes e comunidades usando ferramentas de solução de problemas
socioambientais, com base em práticas industriais, o Toyota Business
Practices. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área. Entre os
benefícios estão menor custo e economia de recursos naturais (energia elétrica
e água) nas cidades onde a montadora atua.
A ação já envolveu mais de 415 mil pessoas entre
alunos, professores e servidores públicos, que agem como multiplicadores para a
comunidade. Em 2015, em Indaiatuba, as 46 escolas municipais reduziram 25% do
consumo de água. Já em Sorocaba (SP), servidores da prefeitura da cidade
economizaram mais de três milhões de litros de água, registrando uma redução de
R$ 722.000 para os cofres públicos da cidade.
O zoológico da cidade, Quinzinho de Barros, diminuiu seus gastos pela metade, aplicando a metodologia no viveiro de mudas. Em Guaíba (RS), 18 escolas participantes registraram uma economia de 15% na energia e 34% em água. Também houve implementação de 100% do gerenciamento de resíduos em todas as unidades. Desde 2011 a Toyota do Brasil já contratou sete jovens participantes do projeto Ambientação para o programa Menor Aprendiz.
“Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem
colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais,
que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam
agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e
comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo
Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário