A FPT
Industrial amplia
seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o
lançamento do motor Cursor 9 GNV. O propulsor é a grande novidade da marca
durante o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, realizado em Hannover,
Alemanha. Trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado
movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será
disponibilizada ao mercado latino-americano a partir do evento.
O Cursor 9 GNV é o primeiro
motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser
acoplado a uma transmissão automatizada. Quando comparado a outros motores GNV
presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias
como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de
combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável
e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é
cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias
anteriores.
Marco Aurélio Rangel,
Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região
latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por
isso, estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial
argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para
esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e
Argentina”, explica.
Torque e potência equivalentes
ao diesel com baixas emissões
Sob o slogan “Naturalmente
Poderoso”, o Cursor 9 GNV chama a atenção por garantir equivalência em torque e
potência à sua versão diesel com potências de 300 a 400 cavalos, sempre @ 2000
rpm, e torques de 1.300 a 1.700 Nm @ 1.200 rpm. O motor de seis cilindros e 24
válvulas (quatro por cilindro) pode ser abastecido com gás natural comprimido
(GNV) ou gás liquefeito de petróleo (GLP). Em comparação com o diesel, as
emissões de CO2 de veículos movidos a gás natural são significativamente
menores. O novo motor GNV pode ser instalado em todos os tipos de configuração
de tração de caminhões pesados 4x2, 6x2 e 8x2 ou em ônibus.
O Cursor 9 GNV é a solução
ideal para aplicações pesadas, coleta de lixo, transporte municipal e
intermunicipal, com baixa emissão de CO2. Pode equipar veículos
comerciais leves, médios e pesados, ônibus urbanos convencionais e BRT’s.
O motor dispensa o uso do
componente EGR para recirculação de gases de escape e do SCR, para redução
catalítica seletiva. No entanto, utiliza um catalisador simples de três vias
localizado na extremidade do tubo de escape com uma estrutura integrada
revestida por metais preciosos. Além disso, o Cursor 9 GNV possui novos
injetores de combustível multiponto que permitem uma taxa de fluxo superior às
versões anteriores.
Expertise de mais de 25 anos
em tecnologia de motores GNV
A FPT Industrial atingiu neste
ano a marca de 30 mil motores GNV vendidos ao longo de décadas de experiência
no desenvolvimento de novas tecnologias em motores. Pioneira neste tipo de
tecnologia, a fabricante possui amplo portfólio para operações com GNV,
que inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de
136 a 400 cv. Todos aplicáveis em veículos comerciais leves, caminhões
médios, semipesados e pesados, além de ônibus urbanos e máquinas agrícolas.
FICHA TÉCNICA CURSOR 9 GNV
Motor
|
CURSOR 9
GNV
|
Sistema de
Injeção
|
Multi
Ponto
|
Taxa de
Compressão
|
12 : 1
|
Alimentação
(Ar)
|
Turbocompressor
c/ Intercooler
|
Tipo de
Turbo
|
WG – Waste
Gate
|
Potência @
rotação (cv/kW)
|
Up to
400cv / 294kW @ 2000 – Truck
360cv /
264kW @ 2000 – Bus
|
Torque @
Rotação nominal (Nm / kg.f/m)
|
Up to 1700
Nm / 173 kg.f/m @ 1200 – Truck
1640 Nm /
167 kg.f/m @ 1200 – Bus
|
Número de
Válvulas
|
4 Válvulas
por Cilindro
|
Número de
Cilindros
|
6
Cilindros em Linha
|
Cilindrada
(cm³)
|
8.7L
|
Diâmetro e
Curso (Cilindros)
|
117 x
135mm
|
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