Filtros de
ar nem sempre recebem a atenção devida na manutenção do carro, apesar de serem
importantíssimos para garantir a qualidade do ar que entra no motor, o seu
desempenho, a sua durabilidade, e até a economia do consumo de combustível.
Notadamente nos novos motores com tecnologia downsizing, que em função do
turbocompressor e da injeção direta necessitam eficiência superior na retenção
da aspiração de corpos estranhos para dentro do motor.
Em função da evolução que vem sendo observada pela indústria automobilística, o
Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve, em Jundiaí, SP, desenvolveu uma nova
linha de filtros que já está sendo aplicada em alguns dos mais modernos motores
downsizing à disposição do mercado brasileiro.
Ao contrário da maioria das unidades em uso nos nossos automóveis, o novo
filtro MAHLE recebeu conformação arredondada. Com o novo desenho se conseguiu
uma área de material filtrante maior e mais aberta, o que garante uma separação
de impurezas mais eficiente e vida mais longa para o componente. Isso significa
que ele terá maior capacidade de reter material contaminante que a maioria dos
modelos até atingir a quilometragem recomendada para a sua substituição. Com
esse formato ele também ocupa menor espaço sob o capô do carro.
Uma das características que tornam o novo
filtro ideal para os motores mais avançados é o fato dele ter recebido uma
"grade" interna em material plástico, que entre outras atribuições
tem a função de direcionar o ar que passa pelo seu interior.
Projetada especialmente para causar um efeito de turbilhonamento no ar que
passa pelo material filtrante, essa grade conta com aletas que laminam o ar e o
direcionam de forma correta para o processo de combustão no motor. Isso foi
fundamental por que esses motores vêm equipados com sensores que medem a vazão
do ar que entra no seu interior. A "leitura" da quantidade do ar que
é introduzido determina quanto combustível deve ser injetado para que seja
realizada uma perfeita combustão.
Outra função dessa grade é proporcionar estabilidade ao filtro, impedindo que
ele altere seu formato. Como a sucção do ar que entra no motor é muito alta,
essa estrutura interna evita que o material filtrante possa colapsar e
interferir na sua eficiência de filtragem. Uma vantagem adicional do novo
filtro é ter uma menor área externa nas suas extremidades, o que facilita a
perfeita vedação das suas bordas impedindo que qualquer ar sem filtragem possa
ser admitido pelo motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário