A Castrol realizou em São Paulo, o fórum Trânsito:
Problemas e Soluções, que discutiu os impactos do crescente “anda e para” nas
principais metrópoles brasileiras, na Semana Nacional de Trânsito.
De acordo
com um estudo global promovido pela TomTom e Castrol, a média mundial de
paradas e partidas dos motoristas é de 18 mil vezes ao ano, o que resulta em
danos ao motor do carro, já que os motores são construídos para trabalhar de
forma mais eficaz em regime de altas velocidades, com poucas variações.
Como solução para o problema, a Castrol lançou no evento o produto Castrol
MAGNATEC STOP-START, especialmente desenvolvido para motores que trabalham
nessas condições, conferindo até 20% maior proteção do motor nestas
condições de anda e para.
Com fórmula 100% sintética, a nova linha possui moléculas
inteligentes que protegem o motor do carro desde o momento da partida e toda
vez que se anda e para. Para esse lançamento foram desenvolvidos lubrificantes
em duas viscosidades: 5W-30 (A5) e 5W-40 (A3/B4). “As moléculas
inteligentes do MAGNATEC STOP-START aderem às partes metálicas do motor,
formando uma camada auto regeneradora que, além de proteger o motor na partida
a frio, momento onde ocorre até 75% do desgaste, ainda confere 20% melhor
proteção contra o desgaste causado pelo anda e para. O desenvolvimento da
tecnologia STOP-START demandou aproximadamente quatro anos de pesquisas e
rigorosos testes em diversos centros de tecnologia e laboratórios credenciados
mundialmente pela Indústria, para comprovação de seu desempenho
diferenciado e dos benefícios oferecidos”, explica Adelita Malacarne,
engenheira especialista da Castrol.
Adelita apresentou as características do produto durante
o fórum, que teve como mediador o piloto Cacá Bueno e contou com as presenças
do diretor de Operações da TomTom para América Latina, Marcelo Fernandes; do
perito em trânsito, Flamínio Fichmann; e do professor Silvio Sumioshi, da Faculdade
de Engenharia Industrial (FEI).
Sumioshi explicou o impacto do trânsito congestionado
sobre o motor do carro. “O movimento de anda e para resulta no desgaste de
diversos componentes do motor do carro e até 75% deste desgaste ocorre no
momento em que o carro dá a partida. O carro faz um esforço muito grande a cada
vez que para e vai sair novamente. Assim, é necessária uma boa lubrificação do
motor para evitar o desgaste de componentes essenciais para o bom funcionamento
do motor, como a parede do cilindro, as válvulas, além do virabrequim”.
O evento antecipou parte de um estudo global, ainda em
andamento, que traz dados inéditos relacionados ao anda e para dos veículos em
quatro cidades brasileiras que estão acima da média mundial: Belo Horizonte
(MG) com 18.480, Curitiba (PR) com 19.680, Salvador (BA) com 20.520 e São Paulo
(SP) com 22.800.
Nenhum comentário:
Postar um comentário