Mais segurança e eficiência através da condução
automatizada são megatendências de mobilidade que estão cada vez mais em
evidência no segmento de veículos comerciais. A ZF está demonstrando suas
tecnologias no seu Innovation Truck 2016, desenvolvido especialmente para o
Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) de Hannover, Alemanha. A visão
de eliminar os acidentes de trânsito (programa conhecido como “Vision Zero”)
levou a companhia a continuar aprimorando os sistemas de assistência ao
motorista.
Os resultados são as funções Highway
Driving Assist (HDA), que
evita a mudança não intencional de faixa, e Evasive Maneuver Assist (EMA), uma tecnologia
desenvolvida em parceria com a WABCO que faz o caminhão desviar e frear de
forma independente. O Innovation Truck também se destaca no quesito eficiência.
Equipado com a função autônoma de manobra SafeRange,
o veículo-conceito estaciona automaticamente na doca – com precisão, eficiência
e sem emissão de poluentes graças a sistemas inteligentes integrados.
Auxiliados por diversos sistemas de proteção, os
caminhões modernos já rodam atualmente com alto grau de segurança. Foi por isso
que a marca lançou e já aplicou o que existe de melhor em programas de
assistência ativa no ZF Innovation Truck 2016. As duas funções Evasive
Maneuver Assist (EMA) e Highway Driving Assist (HDA), por
exemplo, ajudam efetivamente a evitar acidentes. Além disso, a função de
manobra SafeRange aumenta a eficiência
no terminal de carga e descarga. Para viabilizar tudo isso, a ZF integrou
funções autônomas de condução. Com suas competências em matéria de sensores,
unidades de controle eletrônico e sistemas mecatrônicos, a empresa faz com que
o Innovation Truck 2016 possa ver, pensar e agir.
Um grande risco é quando o trânsito para de forma brusca
na rodovia. Se o motorista de caminhão não vê ou percebe muito tarde esse
obstáculo, muitas vezes a consequência é uma colisão fatal.
Em situações
similares com o ZF Innovation Truck, o inigualável sistema EMA assume o comando
do volante. O programa de assistência detecta quando uma frenagem de emergência
realizada pelo motorista ou pelo sistema automático de frenagem de emergência
AEBS (do inglês Advanced
Emergency Braking System) não é suficiente para parar o veículo em tempo. Se a
frenagem não puder evitar uma colisão, a função EMA, ativada por um movimento
de direção do motorista para a esquerda ou direita, assume automaticamente o
comando do caminhão juntamente com o semirreboque e conduz o veículo com
segurança para uma faixa livre ou para o acostamento.
Desenvolvido no início de
2016 pela ZF em parceria com a WABCO, o sistema analisa os dados das câmeras e
sensores e intervém na direção elétrica ativa ReAX da ZF TRW, bem como nos
freios de serviço. O motorista permanece constantemente envolvido por meio de
um sistema de alerta e pode assumir o controle da função EMA a qualquer
momento.
Quando se trata de permanecer na faixa de rodagem, o
sistema semiautomatizado de direção assistida em rodoviasHighway Driving Assist (HDA) do ZF Innovation Truck
2016 oferece proteção eficaz contra as frequentes consequências graves que a
falta de atenção, distração ou “pescada” ao volante podem acarretar. Além de
alertar o motorista quando o veículo está saindo involuntariamente da pista, o
sistema mantém o caminhão de forma automática e ativa na faixa. Somado a isso,
o programa mantém automaticamente uma distância segura do veículo à frente em
qualquer velocidade, o que até mesmo inclui parar e partir novamente com o
caminhão.
A ampla integração e automatização dos sistemas e funções
aumentam consideravelmente a eficiência e a segurança dos processos dos
terminais e hubs de transbordos, já que colisões
durante as manobras frequentemente levam a danos custosos e tempos de parada do
veículo, além de prolongar a operação de carga e descarga.
O princípio: para os sistemas mecânicos eletrificados do
caminhão poderem agir de forma automatizada, seus olhos e cérebro não precisam
estar necessariamente localizados no veículo. Para a função autônoma de manobra SafeRange,
a ZF interconecta o caminhão com sistemas instalados no terminal de carga e
descarga. Câmeras montadas na doca detectam o veículo a ser manobrado, que
simplesmente precisa ter um alvo marcado no lado de trás da carreta.
Um
computador instalado no terminal calcula o trajeto e, por uma rede sem fio,
transmite os dados à unidade do Openmatics, o sistema de telemática da ZF, a
bordo do caminhão.
Auxiliada pela direção elétrica ativa ReAX da ZF TRW e pelo
sistema de transmissão automatizada TraXon Hybrid, a unidade de controle do
veículo assume temporariamente a condução totalmente elétrica do caminhão e,
sem emitir poluentes, estaciona o veículo na doca. Um tablet serve como
interface homem-máquina para que o motorista possa iniciar o processo, até
mesmo depois de ter desembarcado da cabine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário