A
Marcopolo é fornecedora da Scania no encarroçamento do chassi de ônibus movido
a gás natural veicular (GNV) ou biometano, que proporciona redução entre 70% e
85% na emissão de gases poluentes em comparação ao diesel. A novidade foi
apresentada no final de agosto em Brasília, em evento da NTU, e vai passar por
demonstrações em diversas cidades brasileiras ao longo dos próximos meses.
O
ônibus Marcopolo Viale BRS tem tecnologia Scania com motorização Euro 6 a gás
(GNV ou biometano), com 280 hp (206 kW) de potência a 1.900 rpm e torque de
1.350 Nm entre 1.000-1.400 rpm (9 litros - Ciclo Otto).
Numa
demonstração em São Paulo, durante os meses de junho a agosto de 2015, o
veículo rodou 5.000 km movido a gás num total de 12 semanas por duas linhas do
Sistema SPTrans, e os resultados foram aferidos pela Netz Engenharia
Automotiva. O custo por km do GNV foi 28% inferior ao do diesel, já
contabilizado o consumo do Arla 32. Além da sensível redução na emissão de
poluentes.
Com
15 metros de comprimento e capacidade para até 130 pessoas, o Marcopolo Viale
BRS proporciona o máximo de conforto e segurança, com sistemas de
ar-condicionado, áudio e vídeo, e anti-incêndio. Possui cinco portas, poltronas
estofadas com encosto alto e tomadas USB para todos os passageiros.
Comuns
na Europa há décadas, ônibus movidos a GNV ou biometano ainda não são realidade
no dia a dia do transporte coletivo no Brasil, mas a expectativa da Scania, é
que este cenário se altere em breve. De outubro de 2014 a agosto de 2015, a
Scania realizou oito demonstrações com um modelo sueco usando o biometano e o
GNV no versátil motor Scania. Para provar a viabilidade, a Scania organizou uma
agenda de apresentações para autoridades, clientes e representantes de
instituições públicas e privadas. Mas agora, com o ônibus nacional, as cidades
poderão utilizá-lo em demonstrações reais ao transportar passageiros por linhas
urbanas convencionais.
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