A Mercedes-Benz do Brasil está prestes a
oferecer ao mercado uma versão do chassi O 500 MDA para ônibus superarticulados
com maior capacidade, para mais de 220 passageiros.
Esta novidade foi anunciada
pela Empresa, em avant-première, no Salão Internacional de Veículos Comerciais,
o IAA 2016, maior evento mundial do setor, que está sendo realizado
em Hanover, na Alemanha, entre 22 e 29 de setembro.
“Trata-se do maior superarticulado para sistemas BRT e o
maior articulado da marca Mercedes-Benz no mundo”, diz Roberto
Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões
e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este novo superarticulado já
opera, em fase de testes, no maior BRT do Brasil, do Rio de Janeiro, que foi
utilizado por 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos, entre 5 e 21
de agosto, e que é o principal legado de mobilidade urbana para a população da
cidade e para o grande número de turistas que a visitam anualmente”.
O anúncio desse novo produto do portfólio de ônibus da
marca no Brasil foi feito por Roberto Leoncini juntamente com Hartmut
Schick, chefe mundial da Daimler Buses.
“O novo O 500 MDA superarticulado para mais de 220
passageiros será atração da marca na FetransRio 2016, a maior feira do segmento
de ônibus no Brasil, que será realizada em novembro na cidade do Rio de
Janeiro”, diz Leoncini. “Esta é mais uma solução totalmente desenvolvida
pela Mercedes-Benz do Brasil, que é o Centro Mundial de Competência
da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus”.
Uma nova posição da captação de ar para o motor do
veículo permitiu um maior aproveitamento de espaço interno, especialmente na
parte traseira do ônibus. Juntamente com uma articulação robusta, isso
possibilitou a configuração do salão de passageiros com 48 assentos, sendo um
assento para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé.
“Nosso novo superarticulado fará ainda mais diferença no
mercado, oferecendo 10% de aumento no número de passageiros em relação ao O 500
MDA do atual portfólio, mantendo-se o mesmo comprimento total de 23 metros do
veículo com apenas uma articulação”, diz Leoncini. “Ou seja, as empresas
poderão transportar mais passageiros, otimizando a sua rentabilidade
operacional, sem ocupar mais espaço nos corredores e faixas exclusivas do BRT e
de outros sistemas, nos quais já tem uma imagem consolidada de eficiência,
agilidade e conforto”.
No BRT do Rio de Janeiro, onde o novo veículo encontra-se
em teste, já são 245 articulados e superarticulados Mercedes-Benz em
circulação pelos corredores, reafirmando o sucesso dos produtos da marca nos
principais sistemas de transporte coletivo no Brasil.
Além da mais completa linha de ônibus,
a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em
transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas
como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os
profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e
operação do BRT do Rio de Janeiro.
A Empresa tem conhecimento e experiência mundial
e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje
nos principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo
Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do
Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países estão entre
os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário