No dia 29 de agosto de 1991, a Mercedes-Benz do
Brasil inaugurava, em sua planta de São Bernardo do Campo (SP), o maior Centro
de Desenvolvimento Tecnológico do setor de veículos comerciais do País e
da América Latina. Este CDT é também o maior fora da Alemanha para caminhões e
ônibus da marca Mercedes-Benz.
“É uma feliz coincidência comemorarmos os 25 anos do CDT
justamente quando a Empresa celebra os seus 60 anos de atividades no País”,
afirma Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento Caminhões e Agregados
da Mercedes-Benz do Brasil.
Graças à atuação de seu CDT, a Empresa foi pioneira no
lançamento dos primeiros motores a diesel com gerenciamento eletrônico no
Brasil. Depois, trouxe para o País motores ainda mais “limpos”, com exclusiva
tecnologia BlueTec 5, compatível com o rigoroso padrão Euro 5. Também teve
papel essencial na renovação total e simultânea de toda a linha de caminhões e
de chassis de ônibus, em 2012, e do atual portfólio de caminhões, que chegou ao
mercado este ano.
CDT consolida o compromisso com o desenvolvimento
tecnológico
A inauguração do CDT significou a consolidação das
atividades de desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil,
trabalho iniciado muito tempo antes, em 1963, com a implantação da Engenharia
de Produtos, dedicada a caminhões, chassis de ônibus e agregados de veículos
comerciais. No ano de 1970, foi criada a área de Engenharia Experimental para
veículos, motores e componentes. Com o CDT, em 1991, houve um agrupamento das
diversas equipes e a centralização das atividades num mesmo local.
“Graças à atuação do CDT, somos hoje um dos pólos da rede
mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks”, destaca Christof Weber. “Estamos
no mesmo nível das unidades similares da Daimler na Alemanha, Estados Unidos,
Japão e Turquia, realizando trabalhos globais e desenvolvendo projetos que
podem ser lançados em outros países. Isso confirma a capacidade
brasileira de gerar soluções com alcance mundial”.
No segmento de ônibus, a Empresa também ocupa importante
destaque. A Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da
Daimler para o desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. A unidade
brasileira é, portanto, a referência para as demais empresas do Grupo.
Inovação tecnológica
Com 18.000 metros quadrados de área construída, num
terreno de 40.000 metros quadrados, o CDT conta hoje com cerca de 500
profissionais, entre engenheiros, técnicos e outros especialistas.
Sua equipe altamente qualificada é responsável pelo
desenvolvimento de novas linhas de caminhões e chassis de ônibus. A família de
caminhões Accelo, por exemplo, foi totalmente criada no Brasil, assim como os
aprimoramentos constantes das linhas Atego, Axor e Actros.
A linha de chassis de ônibus também é totalmente
desenvolvida no Brasil. Além de aprimorar ainda mais modelos já consagrados
pelo mercado, a equipe do CDT criou recentemente novos conceitos de produto,
como os superarticulados O 500 MDA e UDA (low entry) para carroçarias de até 23
metros, com capacidade para mais de 200 passageiros. Esta solução da marca vem
obtendo sucesso crescente no País, especialmente em faixas exclusivas,
corredores e sistema BRT (Bus Rapid Transit) de grandes capitais.
Ao longo da trajetória de 25 anos do CDT,
a Mercedes-Benz do Brasil também se destacou pelo desenvolvimento de
agregados, como motores, sistemas de transmissão, eixos e outros, assim como
pela introdução de equipamentos de avançada tecnologia para caminhões e
ônibus no mercado brasileiro.
Entre os modernos recursos aplicados a veículos
comerciais no Brasil incluem-se câmbio automatizado, computador de bordo,
diagnose on board, piloto automático, limitador de velocidade, exclusivo
freio-motor Top Brake, sistemas ABS e ASR, retarder, freios a disco, sistemas
de elevação/rebaixamento e de ajoelhamento da suspensão de chassis de ônibus e
muitos outros.
O desenvolvimento de produtos e a geração de soluções
para o transporte de carga e de passageiros estão ligados também à sintonia
da Mercedes-Benz com as necessidades dos seus clientes. Ela está
sempre atenta às demandas e sugestões de transportadores, gestores, operadores,
encarroçadores e fornecedores, mantendo-se alinhada às tendências de mercado.
Os engenheiros e técnicos do CDT também trabalham
permanentemente com o desenvolvimento do uso de combustíveis alternativos ao
diesel de petróleo. Entre as experiências pioneiras
da Mercedes-Benz do Brasil incluem-se, com sucesso, testes em bancos
de prova e em caminhões e ônibus com diesel de cana e biodiesel.
Hydropuls, estado da arte em testes de durabilidade
Em seu CDT, a Mercedes-Benz do Brasil conta com
os avançados recursos do Hydropuls, um sofisticado banco de provas que simula a
operação de um veículo numa condição severa, acelerando o processo de avaliação
de um componente para que os resultados dos testes de durabilidade sejam
alcançados mais rapidamente.
Com base em informações recebidas de veículos em teste de
campo, que são instrumentados com sensores, o sistema reproduz no banco de
provas as mesmas condições daquela operação. A partir daí, o Hydropuls acelera
os testes, podendo realizá-los durante 24 horas por dia. Em 200 horas, por
exemplo, o Hydropuls simula o equivalente a 50.000 km de rodagem, o que poderia
levar um ano para ser realizado na pista de testes.
O Hydropuls da Mercedes-Benz do Brasil é o
estado da arte em termos de aceleração de testes de durabilidade, podendo
testar diversos tipos de componentes e conjuntos, como cabina, motor, coxins,
câmbio, eixos, chassi, parachoque, tanque de combustível, painel de
instrumentos e muitos outros.
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