Que tal fazer uma viagem pelos patrimônios
artístico-culturais do Brasil, combinando diferentes elementos e conhecendo a
diversa produção cultural do País? Essa é a proposta do game Trilha Cultural, lançado oficialmente hoje (15/9) pela Fundação
Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios e o Instituto Arte na Escola.
Disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS, o
jogo apresenta 50 patrimônios culturais, elencados em conjunto com o Iphan -
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O lançamento oficial do game Trilha
Cultural, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, prédio histórico e de extrema relevância para
a cena cultural da cidade de São Paulo, contou com a participação da diretora
da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; do diretor de Articulação e Fomento do
Iphan, Marcelo Brito; da coordenadora do Instituto Arte na Escola, Roseli
Alves; e do CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin.
O jogador deve combinar selos, compostos por elementos como tempo, água, ar,
terra, ferro e pessoas, para formar novas combinações e, assim, chegar aos
cartões postais que apresentam patrimônios culturais e contam um pouco da
história do País por meio de suas descrições. Para saber mais informações sobre
o jogo, clique aqui.
O Trilha
Cultural propõe
uma dinâmica interativa e divertida no ensino das
artes, utilizando a linguagem dos games. Além
disso, a ferramenta apresenta uma série de
possibilidades de uso em sala de aula, promovendo discussões sobre o tema. Por meio do jogo, por exemplo, os
participantes podem observar que além de bens materiais, como projetos
arquitetônicos, os bens imateriais, como a gastronomia e rituais, também podem
ser considerados patrimônios culturais, diz o
superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de
Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
O game Trilha Cultural
faz parte do projeto Aprendendo com Arte, realizado pela Fundação
Volkswagen em parceria com o Instituto Arte na Escola, que forma educadores
para que multipliquem os conhecimentos sobre as artes de forma prática e
interativa. Realizado desde 2015, o projeto tem beneficiado mais de 800
educadores em cidades como Diadema (SP), Carapicuíba (SP), Aracaju (SE) e
Cariacica (ES), com expectativa de multiplicar conhecimentos para mais de 24
mil alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário