Volkswagen lança no mercado brasileiro sua nova
estratégia modular com a chegada no Novo Polo. Intitulada MQB, tem por objetivo
proporcionar a aplicação de um leque maior de tecnologias numa gama maior de
modelos.
A começar pelo sistema de direção com assistência
elétrica, que possui entre suas principais vantagens em relação aos sistemas de
assistência hidráulica a demanda de energia apenas quando necessário – ou seja,
em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de
combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com
assistência hidráulica (convencional).
O sistema de assistência elétrica não utiliza fluido em
seu funcionamento, o que é outra vantagem em relação à assistência hidráulica.
Além de ser melhor para o meio ambiente, o usuário tem um item a menos com que
se preocupar nas manutenções.
Mas vamos destacar desta vez a sopa de letrinhas, itens
que o consumidor muitas vezes já ouviu falar, mas não consegue entender bem o
funcionamento e as tecnologias envolvidas.
TC (M-ABS) – O controle de tração tem a função de reduzir
o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a
destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do
motor.
O sistema de freios ABS é um dos mais modernos
disponíveis e é composto por outros recursos de segurança, como o EBD
(distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal
ou Sinal de Frenagem de Emergência).
O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de
frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a
segurança.
O ESS funciona como um alerta para evitar colisões
traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada,
mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem
de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo
estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de
pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.
O sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do
Efeito Freio Motor) evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito
devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera
rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque
através do controle do acelerador eletrônico.
ESC – Controle eletrônico de estabilidade – O sistema
reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para
acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse
comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias
rodas até atingir a condição de estabilidade.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de
partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado
por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são
liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do
veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
HBA (Hydraulic Brake Assist system) – reconhece a
frenagem de emergência por meio da velocidade de acionamento e da pressão
aplicada no pedal. O BAS aumenta ativamente a pressão de freio, que é então
modulada pela intervenção do ABS. Quando o motorista reduz a pressão no pedal
de freio ou ocorrer redução da velocidade do veículo abaixo de um limite
mínimo, ocorre o fim da assistência de frenagem.
EDS (Elektronische Differenzialsperre ou Bloqueio
eletrônico do diferencial) – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma
das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda
com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração,
proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração
inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista
acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em
velocidade de até 80 km/h.
O sistema XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial) é uma
função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o
comportamento dinâmico do carro. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a
necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos
freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona
com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma
dirigibilidade mais precisa.
BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos
de Freio) – O Novo Polo também conta com o inovador sistema BSW, que identifica
situações de discos de freio molhados, em condições de chuva. O sistema de
freios trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em
frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de
secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível. O sistema
atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado. Essa tecnologia,
até então apenas presente em carros de luxo, garante ao Novo Polo muito mais
segurança e precisão nas frenagens.
Monitoramento da pressão dos pneus - O ESC inclui o
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, que colabora para maior
segurança. O recurso funciona por meio dos sensores de velocidade de roda do
ABS e detecta quando a pressão dos pneus cai porque a velocidade daquela roda é
alterada, passando a girar mais rapidamente em relação à velocidade do carro. O
sistema verifica os pneus constantemente. Manter a pressão correta também ajuda
os pneus a durarem mais e reduz o consumo de combustível.
Outro recurso é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou
Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em
piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes
forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja
equalizada.
Suspensões exigem calibrações específicas para a região
na qual o veículo será produzido e comercializado. O Novo Polo terá
configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na
traseira, com eixo de torção. Os pneus “verdes” colaboram para a redução de
combustível.
PERFIL
Tarcisio
Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de
Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o
site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br)
que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna
Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias
10, 20 e 30 do mês.
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