Sistemas de segurança
integrados como opção para zerar acidentes e emissões no trânsito
Do ponto de vista estatístico, cerca de 90% dos acidentes
são causados por falha humana, ou seja, o próprio ser humano representa,
atualmente, o maior risco no trânsito.
Na opinião de praticamente todos os especialistas, a
condução automatizada tem o potencial de aumentar expressivamente a segurança
nas ruas e estradas e diminuir consideravelmente o número de fatalidades no
trânsito, que hoje totalizam 1,25 milhão ao ano no mundo inteiro.
Isso porque os veículos automatizados não são imprudentes
para assumir riscos, nunca excedem o limite de velocidade, não dirigem
embriagados, não ficam cansados ou desatentos e não são surpreendidos por
situações inesperadas.
Contudo, precisam ser projetados para se locomover em um
trânsito que por muito tempo ainda será caracterizado por carros com controle
manual e, consequentemente, constituem possíveis riscos de acidentes.
“O potencial de segurança dos veículos automatizados
somente pode ser alavancado por completo se todos os sistemas, como sensores,
sistemas de assistência ao motorista e proteção dos ocupantes, forem
considerados em conjunto e estiverem em perfeita sintonia”, declara Torsten
Gollewski, responsável pela pré-engenharia corporativa da ZF Friedrichshafen
AG.
“Como um dos maiores fornecedores de autopeças do mundo
com amplas competências nas áreas de driveline, chassis, segurança ativa e
passiva, além de inúmeras aquisições e parcerias estratégicas, estamos
perfeitamente preparados para todas as aplicações relevantes”, completa.
Um desafio para o futuro próximo continua
sendo o tempo extremamente curto para os sensores, a integração de sensores e
os atuadores identificarem claramente potenciais riscos de acidentes e reagirem
de acordo com a respectiva situação.
Com base em estatísticas atuais de acidentes, especialistas
da ZF compilaram e analisaram uma extensa série de situações de impactos
frontais e laterais.
Eles concluíram que, em mais de 60% dos casos avaliados,
o momento de uma colisão inevitável antes do acidente propriamente dito era
inferior a 500 milésimos de segundo.
Em determinadas condições, como trânsito no contrafluxo
em elevada velocidade relativa, o intervalo foi até mesmo abaixo de 300
milésimos de segundo. Isso significa que os veículos precisam reagir nessa
faixa de tempo para que os sistemas de segurança integrados possam pelo menos
diminuir as consequências do impacto para os ocupantes.
Para dar conta dessas tarefas altamente complexas, a ZF
desenvolve sensores extremamente rápidos e um conceito multinível abrangente de
sensores.
Com a expansão de suas atividades no projeto intitulado
Car2X/5G, o objetivo de médio prazo da empresa consiste em oferecer soluções
capazes de abranger até mesmo situações de acidentes impossíveis de serem
captadas por sensores, como no trânsito bastante complexo nos centros das
grandes cidades europeias.
Para podermos garantir um nível máximo de proteção em
acidentes inevitáveis, precisamos de sistemas de segurança inovadores e
integrados.
A ZF está trabalhando intensamente no desenvolvimento das
devidas soluções, estudando o alojamento de sistemas de proteção em pontos
alternativos, como no teto ou no assento, e preparando a tecnologia para
lançamento no mercado.
Além disso, a ZF está desenvolvendo novos sistemas de
segurança, como o airbag central, que ajuda a evitar movimentos laterais
extremos e consequentes batidas com a cabeça do motorista em caso de colisão. O
maior desafio da proteção dos ocupantes a ser superado nos veículos
automatizados é a versatilidade na configuração da parte de dentro do carro,
como a disposição aleatória dos assentos.
Outra pré-condição fundamental para a condução
automatizada dos níveis 3 e 4 é a transferência segura e precisa do controle
entre o motorista e o veículo.
“A nosso ver, quanto maior for a liberdade de movimento e
ocupação das pessoas dentro de veículos automatizados, maior é a importância do
monitoramento ativo daquele que deverá assumir o comando do carro em caso de
emergência”, destaca Gollewski. “Somente se o motorista designado estiver
atento e pronto para intervir é que poderemos passar o controle do automóvel ao
piloto humano após uma comunicação que não deve deixar margem para erro”,
reitera.
“Mesmo que no momento ainda não possamos superar todos os
desafios a caminho do ‘Vision Zero’, nossa visão de zerar os acidentes e
emissões no trânsito, nosso know-how cada vez mais ampliado beneficiará
largamente os participantes do trânsito no mundo inteiro”, afirma Torsten
Gollewski. “A implementação global de todos os sistemas de segurança da ZF
atualmente disponíveis já poderia reduzir 30% do número de vítimas de acidentes
nas ruas e estradas”, ressalta.
PERFIL
Tarcisio Dias é
profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação
em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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