Chega
ao Brasil o Porsche 911 Carrera T. A nova versão mantém a potência de 370 HP da
versão de entrada Carrera, mas entrega mais esportividade e desempenho devido
ao menor peso e a mudanças nas configurações mecânicas e eletrônicas. A
primeira exibição pública do novo 911 Carrera T acontece no showroom da
Stuttgart Porsche São Paulo entre hoje e sábado
(14 de abril). Ao lado dele, estará um 911 T de 1968.
Na
geração atual, o preço inicial do 911 Carrera T no Brasil é R$ 519.000,00
(unidades com câmbio manual de 6 marchas). O câmbio PDK acrescenta ao
preço-base a quantia de R$ 22.830,00. Em comparação com o Carrera normal,
o T possui equipamentos como chassi esportivo PASM rebaixado em 20 mm,
pacote Sport Chrono mais leve com sistema de escape esportivo integrado,
bloqueio mecânico do diferencial e eixo traseiro direcional. A letra “T” vem de
“Touring” e foi usada pela Porsche entre 1968 e 1973 para distinguir a versão
de entrada do 911.
Para
reduzir peso, o 911 Carrera T tem vidros mais leves na vigia traseira e nas
janelas laterais, alças internas de abertura das portas no lugar de maçanetas e
diminuição de material fonoabsorvente. Os assentos traseiros foram eliminados
(estão disponíveis como opcionais) e pode-se pedir o carro sem o PCM (Porsche
Communication Management, gerenciamento de comunicação). Nessa configuração, o
Carrera T pesa 1.425 kg, ou 20 kg a menos que o Carrera.
Tudo
isso resulta em uma relação peso-potência mais favorável e uma dinâmica de
condução mais ágil. O motor biturbo de 6 cilindros contrapostos, com 2.981 cm³,
tem os mesmos números de potência (370 HP a 6.500 rpm) e torque (450 Nm entre
1.750 e 5.000 rpm) do Carrera, mas a diminuição de peso, as mudanças no câmbio
e os equipamentos extras possibilitam acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos
nas unidades com PDK e 4,5 segundos nas equipadas com câmbio manual
(este, com relações mais curtas e alavanca com curso menor do que no Carrera).
As velocidades máximas são de 291 km/h e 293 km/h, respectivamente.
Por
fora, o 911 Carrera T se diferencia por itens como um spoiler dianteiro
diferente, espelhos retrovisores Sport Design, rodas Carrera S de 20 polegadas
na cor Cinza Titânio e logotipo “911 Carrera T” aplicado em uma discreta faixa
nas portas.
O hábito tem detalhes exclusivos como bancos com faixa central em
tecido Sport-Tex, volante esportivo GT com seletor de modo de condução e pomo
da alavanca de câmbio com diagrama de marchas em vermelho. Opcionalmente,
pode-se pedir o pacote interior “T”, com cores contrastantes Amarelo Racing,
Vermelho Guards ou Prata GT, que podem ser aplicadas nos cintos de segurança,
alças das portas, faixa central dos bancos e logo “911” nos encostos de cabeça dos
bancos.
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