Com um novo conceito de ônibus, que reúne as tecnologias
totalmente elétrica e híbrida, a Eletra vai participar da Lat.Bus &
Transpúblico 2018, Feira Latino-americana do Transporte, que será realizada de 31
de julho a 2 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A empresa,
pioneira no desenvolvimento e produção de ônibus elétricos e híbridos no País,
apresentará o Dual Bus, novo conceito de veículo elétrico/híbrido já em
utilização pela Metra Transportes, no Corredor ABD, na Grande São Paulo.
O Dual Bus é considerado a melhor proposta tecnológica
para o transporte urbano por poder circular em diferentes configurações, como
híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro. Configurado para circular no
Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra Transportes, possui 13,2 metros
de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros.
Possui motor elétrico desenvolvido pela WEG e gerador
formado por um motor veicular movido a diesel OM 924 Série A Euro V
desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto. É equipado com
moderna transmissão automática Alisson, que facilita a tarefa do motorista e
traz conforto aos passageiros. As mudanças de marcha e velocidade ocorrem
suavemente, sem trancos, mesmo com o veículo lotado e numa pista em aclive.
O veículo é movido por um avançado conjunto de 193
baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre
a capota. Na versão Elétrico Puro, essas baterias permitem uma tração
silenciosa, macia e potente. O Dual Bus desliza suavemente sobre a pista, sem
descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera
Conectado à rede aérea, como trólebus, não emite nenhum
tipo de gás poluente na operação. O mesmo veículo, entretanto, pode operar sem
depender da rede aérea quando for selecionado o modo elétrico-híbrido. Neste
modo, o funcionamento de um motor gerador a diesel ou biodiesel alimenta o
motor elétrico.
A tecnologia é de ônibus híbrido em série, ou seja, ambos
os motores. O elétrico e o propulsor a combustão funcionam juntos
constantemente, mas é só o motor elétrico que faz o ônibus se mover. Como o
motor diesel só serve para a geração de energia, pode ser de menor cilindrada
que o propulsor convencional de um ônibus, gerando menos poluição e ruído. O
resultado é a redução de emissão de poluente de 95% em relação à de um ônibus a
diesel comum.
Por essa característica, o motor desenvolvido para o
projeto é um diesel de 7 litros em vez do tradicional de 12 litros. Também é
possível que o veículo opere apenas com a energia armazenada nas baterias,
independentemente de rede área e da geração do motor de combustível fóssil.
Desta forma, o modelo reúne as tecnologias de elétrico puro e trólebus.
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