Eficientes, econômicos, flexíveis e confiáveis: na
operação diária de uma frota, os veículos elétricos movidos por baterias são
avaliados com os mesmos parâmetros que os modelos de propulsão convencional.
Com o eVito – que será introduzido no mercado após o IAA 2018 –,
a Mercedes-Benz Vans comprova que os elétricos são competitivos. Além
disso, dependendo do uso, é possível comparar, em custos, essa tecnologia com
os motores de combustão interna.
Outro destaque é a eSprinter, que chegará ao mercado no
próximo ano. Com a evolução dos veículos elétricos, a marca tem usado uma nova
abordagem desde a introdução da estratégia eDrive@VANs.
O novo eVito é utilizado, principalmente, em entregas
urbanas. Porém, sua classificação e capacidade de carga também atendem às
demandas do setor comercial e de serviços. Uma bateria instalada com capacidade
de 41 kWh disponibiliza uma autonomia de cerca de 150 km. Mesmo
quando as condições são desfavoráveis, o cliente ainda tem uma autonomia de
100 km. A autonomia total é restaurada após seis horas de carga.
A propulsão por energia elétrica alimentada por bateria
gera 84 kW e até 300 Nm de torque, estando customizada para uso urbano. A
velocidade máxima pode ser adequada conforme a utilização. Se o eVito operar em
centros urbanos, uma velocidade máxima de 80 km/h conserva a energia e
aumenta a autonomia. De maneira alternativa, pode ser configurada para uma
velocidade máxima de até 120 km/h.
Essa van de porte médio oferece duas opções de
entre-eixos. A versão básica tem uma distância total de 5.140 milímetros e
uma carga útil máxima de 1.073 kg, o que a coloca no nível do Vito com
propulsão convencional. A versão extra-longa atinge 5.370 milímetros. Seu
generoso espaço interno garante que bens e equipamentos sejam acomodados até
uma carga útil de 1.048 kg. O PBT máximo é de 3.200 kg. A posição da
bateria também garante excelente flexibilidade, com um volume de carga entre
6,0 e 6,6 m3. As unidades de armazenamento de energia estão localizadas
embaixo do veículo e não limitam o espaço de carga.
Vito demonstrou ter a mesma confiabilidade e maturidade
técnica de todos os seus componentes durante testes extensivos de inverno. A
eficiência de operação, a ergonomia e o conforto mesmo em extremas condições
foram examinados meticulosamente em temperaturas de até menos 30 graus
Celsius, em estradas com neve e gelo. Os testes também cobriram as
características de carga e condução no frio, bem como a resistência às baixas
temperaturas dos componentes do trem de força e do software.
A eSprinter seguirá o eVito no próximo ano. O veículo que
fundou o segmento de comerciais leves é o melhor parceiro quando o cliente
pensa em oficina sobre rodas ou veículo espaçoso de entregas. A nova eSprinter
será oferecida inicialmente como furgão na versão teto alto e PBT de
3.500 kg. Como numa Sprinter com motor de combustão interna, a carga
máxima é de 10,5 m3.
Com uma capacidade instalada de bateria de 55 kWh, a
autonomia prevista fica em torno de 150 km, com carga útil máxima de
900 kg. A segunda opção de bateria permite aos clientes estabelecer outras
prioridades quanto aos parâmetros de uso. Três baterias com capacidade de
41 kWh disponibilizam uma autonomia de cerca de 115 km. Por outro
lado, a carga útil máxima aumenta em cerca de 140 kg para aproximadamente
1.040 kg.
A estratégia eDrive@VANs não visa somente a eletrificação
da frota de veículos, mas também a configuração de uma solução ampla
customizada para as necessidades dos clientes. Isso inclui, por exemplo,
orientação na escolha do veículo, ferramentas como o App eVAN Ready e o custo
total de operação (TCO). Fator também decisivo para usuários em potencial do
eVito e da eSprinter é a análise das condições técnicas nas instalações dos
frotistas. Enfim, a integração de um conceito de infraestrutura de carga
inteligente dá as bases para a concorrência sustentável e a conservação dos
recursos com uma frota comercial.
O que também desempenha papel importante nessa
implementação é a criação de soluções em conjunto com clientes, o
"Customer Co-Creation". Tudo começa com uma avaliação abrangente,
seguida pelo desenvolvimento em conjunto de soluções individuais em estreita
colaboração com o cliente e fornecimento de orientação por especialistas. Isso
cobre todos os aspectos individuais, desde a seleção do veículo até a
infraestrutura de carga e o aprimoramento necessário das redes de energia nos
respectivos locais.
Dois exemplos de "Customer Co-Creation" são os
projetos pilotos em andamento nas empresas de logística Hermes e
Amazon Logistics. A parceira Hermes da Alemanha está colocando 1.500
vans elétricas Mercedes-Benz em serviço. A integração de uma
infraestrutura de carga eficiente e a gestão de carga controlada por software
fazem parte desse piloto.
Os serviços digitais fornecidos pelo Mercedes PRO Connect
oferecem novas formas de gestão de frota economicamente eficientes. Eles
incluem a gestão das revisões e da manutenção, bem como a análise do estilo de
condução, comunicações otimizadas entre o gerente da frota e o motorista e
verificação por celular para garantir que as portas e janelas do veículo
estejam fechadas. Além disso, a Mercedes-Benz Vans está oferecendo,
pela primeira vez, um serviço novo para a gestão inteligente da carga que
também permite uma visão geral da situação de cada veículo.
O Conceito da Sprinter F-CELL combina as tecnologias de
célula de combustível e da bateria em um plug-in híbrido. A interação
inteligente da bateria e da célula de combustível torna possível uma potência
elétrica de cerca de 147 kW e 350 Nm de torque. Os três reservatórios
na subestrutura armazenam um total de 4,5 kg de hidrogênio, o que leva a
uma autonomia de cerca de 300 km. Se for necessária uma autonomia maior,
poderá ser adicionado outro reservatório na traseira do veículo, elevando a
autonomia para 530 km.
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