Depois de lançar no Brasil o XC40 nas versões Momentum e R-Design, a Volvo Cars apresenta a configuração de entrada T4, completando a linha 2019 de seu mais novo utilitário esportivo.
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
A versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade, que colocam o XC40 como referência no segmento.
Exemplo disso são as medidas de um legítimo SUV, que se destacam de seus concorrentes. Em suas dimensões, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.
O XC40 segue a expressão pura do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior combina um capô longo e largos para-lamas, que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento.
Na versão T4, o Volvo FULL LED System incorpora aos faróis do veículo as funções de nivelamento automático de acordo com a carga do carro; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em formato "T" (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros.
Na traseira, a lanterna característica se identifica com os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho marcante que invade a lateral da carroceria.
O interior do XC40 tem uma abordagem radicalmente nova para os porta-objetos. O engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob o assento do motorista, além de uma lixeira removível no túnel do console central.
Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet, ou algumas garrafas de água.
O sistema de entretenimento e conectividade do XC40 é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".
O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
O modelo dispõe da transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor, que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e 4.000 rpm.Em números, a nova versão do utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 210 km/h e sai da imobilidade aos 100 km/h em 8,4 segundos.
Quanto à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs premium de entrada. A versão T4 é equipada com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O XC40 também disponibiliza como itens de série outros recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical.
O modelo acrescenta ainda à lista de equipamentos sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclive e declive, assistente de descidas íngremes, controle de cruzeiro e, como opcional, direção semiautônoma de até 130 km/h, por R$ 5 mil. Assim, o XC40 T4 é o modelo mais barato do Brasil a oferecer essa tecnologia.
A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020. Por isso, em sua estrutura, o XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.
A exemplo do restante da linha Volvo, o XC40 também terá o plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios. Com a chegada do modelo ao país, a marca estende esses serviços para 150 mil kms em toda a gama de produtos. O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas, conforme tabela a seguir:
10 mil km*
| 20 mil km ou 1 ano** |
30 mil km*
| 40 mil km ou 2 anos** |
50 mil km*
| 60 mil km ou 3 anos** |
150 mil km
|
R$ 899
|
R$ 1.799
|
R$ 899
|
R$ 2.299
|
R$ 899
|
R$ 3.399
|
R$ 899
|
*Trocas de óleo intermediárias entre as revisões periódicas, que deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. **Revisões periódicas que deverão ser feitas por quilometragem ou tempo, o que ocorrer primeiro.
Com o XC40, a Volvo Cars avança na política de serviços de pós-venda ao oferecer garantia estendida de fábrica tanto para o novo SUV como também ao restante da gama. O cliente pode adquirir, por exemplo, um plano de cobertura adicional de 12 meses por R$ 2.990, sem limite de quilometragem, para o modelo XC40. O Volvo on Call está incluso no pacote e o plano é extensivo a veículos com período de garantia vigente.
Tabela de preços:
XC40 T4 – R$ 169.950 (a partir de julho)
XC40 T5 Momentum – R$ 194.950
XC40 T5 R-Design – R$ 214.950
Nenhum comentário:
Postar um comentário