
No centro dessa tecnologia está o sistema Inboard Performance System (IPS)*
Volvo Penta, um sistema completo de propulsão, integrando pilotagem, motor e
hélices. Com inúmeros sensores e a capacidade de processamento de navegação
avançada, o IPS consegue consegue um posicionamento preciso, mesmo em
atracadouros apertados, com mudanças de vento e condições difíceis do mar.
Mesmo em marinas congestionadas, o sistema ajuda o barco a entrar e sair das
docas de forma fácil e segura, em modo automático.
A capacidade de atracagem automática é proporcionada pelo sistema embarcado de
controle de embarcação (Electronic Vessel Control - EVC), que realiza cálculos
relativos à direção e potência de propulsão tendo como base a posição real da
embarcação e sensores posicionados na doca pretendida.
O processo automatizado de atracagem envolve três fases
distintas: na primeira, à medida que o barco se aproxima da doca, o sistema
reconhece ter entrado em uma ‘zona de captura’ e envia um sinal para o capitão
informando estar pronto para atracar. Depois do capitão ativar a função de
autoatragem, o barco, auxiliado por GPS, é automaticamente levado à uma posição
‘pronto para atracar’. Em seguida, o sistema usa uma combinação de GPS e
sensores, tanto os posicionados a bordo quanto os sensores da doca de destino,
para automaticamente levar o barco a uma atracagem segura.
Estará disponível uma versão “retrofit” do IPS, que pode
oferecer um upgrade para muitas embarcações contarem com o sistema de
autoatracagem.
Inicialmente a tecnologia atenderá proprietários que possam instalar o sistema
em suas docas particulares. A longo prazo, acredita-se que essa ferramenta
também possa atender portos e marinas, permitindo que barcos equipados com
IPS - e que tenham o sistema instalado - atraquem em completa segurança e
total precisão. Outra possibilidade para a tecnologia de autoatracagem é sua
integração com o aplicativo Easy Connect (app) da Volvo Penta. Com ele, o
usuário poderá conferir se a marina mais próxima está equipada com a tecnologia
de autoatracagem e, até mesmo, reservar um espaço para atracar.
A segurança é um fator fundamental no contínuo
desenvolvimento do sistema de atracagem da Volvo Penta. Mas, mesmo com sensores
de alta tecnologia e precisão, a exemplo dos automóveis autônomos, o capitão
precisa estar no timão durante todo o processo de atracagem, pronto para
intervir, se necessário.
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