Marcando a metade da temporada 2018 do DTM, a 5ª etapa do calendário terminou neste domingo (15) em Zandvoort, na Holanda, com um resultado muito positivo para o brasileiro Augusto Farfus, que fechou a prova na 5ª colocação com sua BMW M4 DTM.
A prova foi bem movimentada, repleta de ultrapassagens, mesmo em uma pista estreita e com poucos pontos para manobras agressivas, e o brasileiro teve uma ótima performance desde o início. Após largar em 8º, Farfus avançou uma posição ainda nas primeiras voltas.
Dentro da estratégia, Farfus fez sua parada obrigatória na nona volta e retornou à pista dentro do top-10, mesmo quando nem todos tinham feito seus pit-stops, e mantendo um ótimo ritmo de corrida. Já na volta 20, Farfus proporcionou um dos momentos mais emocionantes da corrida, quando realizou uma ultrapassagem dupla para cima de Nico Müller e Pascal Wehrlein, da Audi e Mercedes, respectivamente, pulando para a sexta colocação.
Faltando pouco mais de 20 minutos para o término, um toque de Jamie Green (Mercedes) em Bruno Spengler (BMW) na briga pela 13ª posição fez o companheiro de Farfus sair da pista e obrigou a entrada do safety-car. Na relargada em fila dupla, o brasileiro foi muito bem e logo ultrapassou Mike Rockenfeller, da Audi, pulando para a 5ª colocação, a qual manteve até o final das 35 voltas totais.
A vitória da prova ficou com René Rast, da Audi, seguido por Gary Paffett e Paul di Resta, ambos da Mercedes. No top-5, Farfus foi o segundo melhor entre os representantes da BMW.
Com 5º lugar na etapa - seu melhor resultado no ano até agora - e o 8º do dia anterior, Farfus subiu mais uma posição no campeonato. O desempenho do curitibano na pista holandesa, além de manter seu bom retrospecto no circuito, traz novos ânimos para uma reação na segunda metade da temporada.
O DTM tem agora um intervalo de quase um mês, e retoma suas disputas em outro tradicional circuito europeu, entre os dias 10 e 12 de agosto, em Brands Hatch. Na semana seguinte, também na Inglaterra, ele corre as 6 Horas de Silverstone, pelo WEC.
Augusto Farfus:
“Tivemos uma corrida forte hoje. Encontramos um bom equilíbrio para o acerto do carro aqui em Zandvoort, e saímos otimistas para ter um segundo semestre bom. Este balanço e o feeling do carro estão melhorando, então o que tiramos daqui é uma boa base para as próximas etapas. Vamos continuar os trabalhos durante as próximas semanas para o mês de agosto, que será bastante intenso".
Confira os resultados da corrida 2 em Zandvoort:
1 - René Rast (Audi) - Rosberg - 35 voltas 56'44"864
2 - Gary Paffett (Mercedes) - HWA - 0"824
3 - Paul Di Resta (Mercedes) - HWA - 1"349
4 - Philipp Eng (BMW) - RMR - 1"825
5 - Augusto Farfus (BMW) - RMG - 2"123
6 - Pascal Wehrlein (Mercedes) - HWA - 3"200
7 - Nico Muller (Audi) - Abt - 4"883
8 - Edoardo Mortara (Mercedes) - HWA - 6"302
9 - Lucas Auer (Mercedes) - HWA - 8"864
10 - Timo Glock (BMW) - RMR - 9"177
11 - Joel Eriksson (BMW) - RBM - 9"818
12 - Daniel Juncadella (Mercedes) - HWA - 10"404
13 - Bruno Spengler (BMW) - RBM - 13"709
14 - Jamie Green (Audi) - Rosberg - 26"500
15 - Loic Duval (Audi) - Phoenix - 40"438
16 - Mike Rockenfeller (Audi) - Phoenix - 43"370
17 - Marco Wittmann (BMW) - RMG - 1'10"745
Não completou:
Robin Frijns (Audi) - Abt
2 - Gary Paffett (Mercedes) - HWA - 0"824
3 - Paul Di Resta (Mercedes) - HWA - 1"349
4 - Philipp Eng (BMW) - RMR - 1"825
5 - Augusto Farfus (BMW) - RMG - 2"123
6 - Pascal Wehrlein (Mercedes) - HWA - 3"200
7 - Nico Muller (Audi) - Abt - 4"883
8 - Edoardo Mortara (Mercedes) - HWA - 6"302
9 - Lucas Auer (Mercedes) - HWA - 8"864
10 - Timo Glock (BMW) - RMR - 9"177
11 - Joel Eriksson (BMW) - RBM - 9"818
12 - Daniel Juncadella (Mercedes) - HWA - 10"404
13 - Bruno Spengler (BMW) - RBM - 13"709
14 - Jamie Green (Audi) - Rosberg - 26"500
15 - Loic Duval (Audi) - Phoenix - 40"438
16 - Mike Rockenfeller (Audi) - Phoenix - 43"370
17 - Marco Wittmann (BMW) - RMG - 1'10"745
Não completou:
Robin Frijns (Audi) - Abt
Nenhum comentário:
Postar um comentário