Uma nova era está começando na Audi Hungria. Nesta
terça-feira, foi iniciada oficialmente a produção em série de motores elétricos
em Györ. No contexto do ato simbólico, a operação foi posta em funcionamento
por Péter Szijjártó, Ministro do Comércio Exterior e Relações Externas, Peter
Kössler, membro do Conselho Administrativo para Produção e Logística da Audi
AG, e Achim Heinfling, Diretor Executivo da Audi Hungria. Os motores elétricos
são produzidos em um espaço de 8.500 metros quadrados com um conceito inovador:
montagem modular. A empresa investiu um montante de dezenas de milhões de euros
para instalar a unidade de produção e cerca de 100 pessoas trabalham nessa nova
área atualmente.
Para a montagem, a Audi Hungria instalou equipamentos
inovadores e ilhas de produção em apenas um ano. Os departamentos de
desenvolvimento de motores elétricos e de planejamento de produção trabalharam
em conjunto com o centro de tecnologia para fabricação de protótipos em Györ, a
fim de adquirir os conhecimentos necessários. A atual capacidade de produção é
de aproximadamente 400 motores elétricos por dia e pode ser aumentada
gradualmente. Os atuais 100 funcionários podem crescer para mais de 130 até o
fim do ano. A produção é feita em um turno, mas a operação deve mudar para três
turnos em breve.
O motor elétrico de Györ oferece inúmeros novos recursos.
Com o estator – um dos principais componentes do motor – o objetivo é inserir o
máximo possível de fios finos de cobre esmaltado no invólucro: quanto mais
forte o enrolamento, mais eficiente será a distribuição de energia. Um novo
centro de bobina e inserção torna possível enrolar a quantidade ideal de fio de
cobre esmaltado de forma compacta e depois inseri-lo na caixa. O eixo elétrico
consiste em outros componentes grandes, como os módulos eletrônicos de
potência, que estão localizados em seu próprio compartimento, a engrenagem e
dois eixos que transmitem a potência às rodas. Os funcionários produzem dois
eixos elétricos para cada Audi e-tron.
Os equipamentos de produção, os robôs e a estação de
aparafusamento e medição estão dispostos em posições fixas, mas não estão
interligados por uma faixa linear. Em vez disso, os funcionários produzem os
sistemas de condução de acordo com um método modular em ilhas. Apesar de uma
sequência de montagem pré-definida, o sistema modular permite caminhos
ramificados e mais liberdade no processo de produção. Veículos autônomos,
controlados por um sistema inteligente de TI, transportam as peças para as estações
de trabalho.
Paralelamente à unidade de produção, a Audi Hungria
instalou três bancadas de testes para motores elétricos no departamento de
desenvolvimento de motores para operações de carga contínua. Os funcionários
passaram por mais treinamentos para se tornarem especialistas em eletricidade
no centro de tecnologia para motores elétricos.
A Audi Hungria produziu 1.965.165 motores no ano passado,
tornando a empresa uma das maiores fabricantes de motores do mundo. Na planta
de Györ, seis diferentes motores a gasolina e três a diesel foram produzidos em
2017, com potências variando de 86 cv a 639 cv. Aproximadamente 6 mil
funcionários fabricam cerca de 9 mil motores por dia para as 32 unidades de
produção do Grupo Volkswagen.
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