A Ford continua avançando no seu plano de lançar em 2021
um serviço comercial de veículos autônomos, que já roda em fase de testes em
várias cidades norte-americanas. Como resultado desses estudos a empresa
constatou que, mais do que o desenvolvimento da tecnologia em si, ter como foco
a experiência do cliente é essencial para o sucesso do futuro negócio.
“Não há atalhos
quando se trata do lançamento de um serviço de veículos autônomos. De fato, é a
coisa mais difícil que a indústria automobilística já enfrentou desde que as
pessoas trocaram os cavalos por carros. Precisamos que as pessoas confiem o
bastante na nossa tecnologia para entrar no veículo e, depois, amem a
experiência o bastante para voltar”, diz Jim Farley, presidente de Novos
Negócios, Tecnologia e Estratégia da Ford, recém-nomeado diretor global de
Operações.
Segundo ele, nos
próximos anos os veículos autônomos têm um enorme potencial para ajudar a
expandir o acesso ao transporte, mercadorias e empregos em várias cidades. A
Ford entendeu que o caminho para isso é criar um serviço além do software, que
ofereça uma experiência centrada no cliente em cada passo da sua jornada.
Para liderar a
Ford Autonomous Vehicle LLC, divisão dedicada a veículos autônomos, a empresa
contratou Scott Griffith, ex-CEO da Zipcar, o maior serviço de compartilhamento
de carros dos EUA.
A capacidade de administrar uma frota apoiada em
tecnologia e com alta taxa de utilização é outro aspecto crítico na criação de
um serviço de carros autônomos confiável e eficiente. Isso significa atender as
expectativas dos clientes em relação à limpeza, manutenção, recuperação e
durabilidade dos veículos para conquistar sua fidelidade.
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