A Volvo Trucks faz hoje nos Estados Unidos uma
apresentação de caminhões pesados elétricos desenvolvidos pela marca
especialmente para aquele país. A demonstração será feita durante um evento na
concessionária TEC Equipment, na cidade de Fontana, na Califórnia. As novas
tecnologias de eletromobilidade da Volvo foram integradas no caminhão VNR,
modelo produzido e comercializado exclusivamente no mercado norte-americano.
O evento é resultado do projeto Soluções Verdes de Baixo Impacto para
Transportes Pesados da Volvo (Low Impact Green Heavy Transport Solutions –
Lights, na sigla em inglês). O trabalho é uma colaboração entre 15 parceiros
públicos e privados para demonstrar a viabilidade de um transporte de cargas
100% elétrico em áreas urbanas e com alta densidade de trânsito nos Estados
Unidos. O Grupo Volvo contribuiu com US$ 36,7 milhões de um total de US$ 90
milhões do projeto. O Departamento Regional de Gestão da Qualidade do Ar da
Costa Sul (South Coast Air Quality Management District) dos EUA administra os
recursos e supervisiona a iniciativa.
Os caminhões, do modelo Volvo VNR Elétrico, serão colocados em operações
comerciais reais em duas das principais transportadoras da Califórnia: a
Dependable Supply Chain Services e a NFI. Na América do Norte, o Volvo VNR
Elétrico se tornará o modelo de caminhão ideal para curtas distâncias e
trajetos regionais em distribuição urbana pesada, transporte de contêineres e
outras
aplicações em que veículos elétricos terão um forte progresso inicial.
aplicações em que veículos elétricos terão um forte progresso inicial.
A Volvo Trucks iniciará a primeira fase de produção em série e oferta comercial
do Volvo VNR Elétrico nos Estados Unidos no final deste ano. Recentemente, a
Volvo começou na Europa a venda de caminhões elétricos para transporte urbano.
A empresa também já apresentou na Suécia caminhões-conceito elétricos pesados
para operações em construção civil e distribuição regional.
Aplaudir as iniciativas, para os comerciais também.
ResponderExcluir