Com foco ainda
maior no motorista, os novos caminhões pesados da marca disponíveis no
continente europeu têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e
segurança. São inovações que mantêm a Volvo na vanguarda das tendências na
indústria mundial de caminhões. Não há previsão para lançamento desta nova
linha no Brasil e na América Latina.
A demanda crescente do setor de transportes está
gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente,
cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são
preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores
profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova
geração de veículos.
Nova interface para o motorista
Um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva,
monitora todas as funções dos veículos. Os instrumentos agora são totalmente
digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização. As
funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de
voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para
informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e
entretenimento.
Visibilidade, conforto, ergonomia, baixo nível de ruído e elevada segurança
foram os principais pontos focais no desenvolvimento das cabines da nova
geração Volvo. O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que
proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou
quente) e menos ruído. Uma unidade climatizadora com filtro de carbono garante
a boa qualidade do ar em todas as condições.
Motor a gás GNL – em muitos países
da Europa, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com
eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com
um impacto climático muito menor.
O motor a gás pode funcionar com biogás, o que
reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até
20%. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso (medição
"do tanque à roda").
Motor Diesel Euro 6 –
na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save,
equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de
combustível e reduções de CO2 significativas.
A nova geração dos modelos Volvo FH, FM e FMX que
está sendo apresentada na Europa hoje chega aos mercados daquele continente ao
longo de 2020. Não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e
América Latina, região onde os atuais caminhões da marca já se encontram entre
os mais modernos do mercado. Recentemente a Volvo fez atualizações em sua gama
de pesados (modelos 2020), com a introdução de uma nova tecnologia de
Aceleração Inteligente que trouxe ganhos de consumo de até 10% em relação aos
modelos de anos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário