quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Equipe Prominas Racing participou do briefing do Rally Dakar 2013



O navegador Thiago Vargas, da equipe Prominas Racing foi à Buenos Aires, na Argentina, para a reunião entre organização e competidores do 35º Rally Dakar.Entre os dias 05 e 20 de janeiro, equipes de aproximadamente 20 países participarão desta desafiadora aventura, acelerando por 8 mil quilômetros. Estiveram presentes neste encontro cerca de 70 pessoas, sendo a Prominas Racing o único time brasileiro. "Somente eu era do Brasil, os demais representavam a Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Venezuela e Equador, e todos com muita experiência em ralis, pois disputam provas em seus países de origem", contou Vargas.



Para o navegador este encontro foi extremamente importante, pois diversas explicações foram transmitidas; a exemplo de como funciona a estrutura do evento, as entregas de 'road book' diários, GPS, médicos, helicópteros etc. "O briefing começou às 9h e seguiu até às 19h. Éramos todos estreantes ou segunda participação no Dakar, misturados nas categorias motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões", detalhou.

O que foi novo (e o mais importante para a Prominas Racing ) referiu-se ao equipamento de navegação e GPS integrados, feito para uso exclusivo em ralis e único permitido dentro do carro. "Tivemos uma aula de como usá-lo pelo Nani Roma, piloto da equipe X-Raid (Mini Cooper); um dos nossos ídolos e grande favorito ao título de 2013, entre os carros. Além disso, recebemos dicas de largada, chegada, deslocamentos, reparos mecânicos... Foi tudo muito bom e uma experiência que só fez aumentar a ansiedade", falou Vargas. "A frase mais repetida neste dia foi: no Dakar você corre, come, dorme e estuda o 'road boak'... Corre, come, dorme e estuda o 'road book'. Nada mais do que isso deve ser feito". 



Entre 28 e 30 de novembro, o piloto Bruno Sperancini e navegador Thiago Vargas farão um treino no Deserto do Atacama, a bordo do UTV Polaris RZR XP 900cc e com o GPS mencionado. Esta ação não tem qualquer relação com a organização do Dakar; é apenas uma iniciativa da Prominas Racing para aprofundar o treinamento, que incluirá atividades noturnas para simulação de como ser orientado à noite somente pelo GPS.

Programação - Rally Dakar 2013

05 de janeiro - PERU: Lima
06 de janeiro - Pisco / Pisco
07 de janeiro - Pisco / Nazca 
08 de janeiro - Nazca / Arequipa 
09 de janeiro - Arequipa / Arica 
10 de janeiro - Arica / Calama 
11 de janeiro - ARGENTINA: Calama / Salta 
12 de janeiro - Salta / San Miguel de Tucumán
13 de janeiro - Dia de Descanso - San Miguel de Tucumán
14 de janeiro - San Miguel de Tucumán / Córdoba 
15 de janeiro - Córdoba / La Rioja 
16 de janeiro - La Rioja / Fiambalá 
17 de janeiro - CHILE: Fiambalá / Copiapó
18 de janeiro - Copiapó / La Serena
19 de janeiro - La Serena / Santiago
20 de janeiro - Premiação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário