sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo comemora 53 anos com mais de 12,5 milhões de veículos produzidos



Primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, completa 53 anos com o marco de mais de 12,5 milhões de veículos produzidos no período. Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, com a presença do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, tem introduzido ao longo da história os vários avanços e inovações da indústria automotiva brasileira. Já na cerimônia de inauguração, a unidade foi o cenário da cena que seria identificada como a "certidão de nascimento" do setor no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível.
"O início das operações na unidade Anchieta foi um marco na história da indústria automobilística do Brasil e a fábrica tem se mantido no centro das inovações do setor desde então, investindo fortemente em tecnologia, com o objetivo de tornar seus processos ainda mais robustos e assegurar a qualidade dos produtos Volkswagen, foco principal de todas as nossas ações”, afirmou o diretor da unidade, Frank Sowade.

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,2 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e conta com a força de trabalho de aproximadamente 15 mil colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.
A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. Pioneira em novas tecnologias no Brasil, a unidade implantou os primeiros robôs na linha de montagem em 1984, com o lançamento do Santana e da Quantum, foi a primeira a possuir um centro para crash-tests veiculares, em 1966 , e agora inova na aplicação dos recursos da fábrica digital. Essa tecnologia permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas.
A Anchieta foi palco também de diversas comemorações históricas, como os 50 anos da Volkswagen no Brasil, em 2003, que contou com a presença do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Recebeu, ainda, a visita da chanceler alemã, Angela Merkel, em 2008, durante a inauguração do Centro de Realidade Virtual (VRC), e do presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, nos anos de 2011 e 2012.

Gestão ambiental
Com foco em sustentabilidade, a fábrica Anchieta segue os parâmetros e padrões de qualidade em conformidade com a legislação ambiental. Conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes, controla e recicla resíduos sólidos, monitora emissões atmosféricas e desenvolve uma série de ações para redução de consumo de água e energia elétrica, entre outros insumos. Para contribuir com esses projetos, a unidade recursos de alta tecnologia para análise computacional do ciclo de vida dos processos e controle dos indicadores ambientais.
Outras ações voltadas ao meio ambiente realizadas pela fábrica Anchieta foram a implantação de escritórios sustentáveis (com melhor utilização da luz natural, entre outras iniciativas), o incentivo à utilização de embalagens retornáveis e a promoção da conscientização ambiental entre os colaboradores.


Qualificação
A Volkswagen investe na qualificação profissional de seus empregados com cursos de aperfeiçoamento técnico e treinamentos corporativos, bolsas de estudos para cursos de idiomas e pós-graduação, além de manter dentro da fábrica uma escola de formação profissional, a Escola Volkswagen, para filhos ou irmãos de empregados com idades entre 16 e 18 anos, nos cursos de Mecânico Industrial e de Técnico em Mecatrônica. Esta parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) já capacitou mais de 6 mil profissionais desde 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário