quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FORD COMEMORA 5 MILHÕES DE VEÍCULOS COM SISTEMA DE CONECTIVIDADE SYNC



A Ford atingiu a venda de 5 milhões de veículos equipados com o SYNC, o revolucionário sistema de conectividade lançado há cinco anos em parceria com a Microsoft, que se tornou referência em tecnologia nessa área. No Brasil, este sistema está presente nos modelos EcoSport, New Fiesta, Fusion e Edge.

Quando a parceria foi iniciada, em 2005, os times de engenharia da Ford e da Microsoft constataram que a tecnologia móvel estava se tornando um item cada vez mais importante na vida das pessoas, com o avanço dos celulares e dispositivos digitais. A rapidez com que essa tecnologia móvel cresceu levou a equipe de desenvolvimento a decidir que era preciso adotar uma nova abordagem.

Os carros têm um tempo médio de uso de mais de 10 anos, mas para acompanhar os avanços da tecnologia as pessoas costumam trocar seus aparelhos eletrônicos a cada dois anos.
A equipe de desenvolvimento do SYNC criou uma arquitetura baseada na plataforma Windows Embedded Automotive que aproveita protocolos abertos, como USB e Bluetooth, para se conectar com praticamente qualquer dispositivo de mídia e comunicação. Essa decisão acabou sendo uma das mais visionárias que se poderia imaginar.

Quando o SYNC foi anunciado em 7 de janeiro de 2007, na Feira Internacional CES, outras tecnologias também foram apresentadas, como o iPod. Dois dias depois, a Apple iniciou uma revolução na telefonia móvel, e o negócio de aplicativos, com o anúncio do primeiro iPhone. No final do mesmo ano, foi lançado o primeiro carro com SYNC, o Focus 2008, que permitia fazer chamadas no celular e tocar músicas do iPod por comando de voz, usando a tecnologia de reconhecimento de voz da Nuance.

Hoje, existem smartphones com uma ampla gama de plataformas, como iOS, Android, Blackberry e Windows Phone, com memória e poder de processamento maior que os computadores pessoais daquela época, que ainda funcionam com o sistema SYNC original. Eles também podem operar com novos aplicativos, como o 911 Assist, de conexão com serviços de emergência, e o SYNC Services, rede de serviços em nuvem que oferece boletins de trânsito, informações comerciais, notícias e resultados esportivos.

O sistema SYNC já é disponível, em diferentes versões, nos modelos Fusion, Edge, New Fiesta e EcoSport vendidos pela Ford no Brasil. Agora, ele começa a ser lançado também na Europa e na Ásia. A Ford e a Microsoft estão trabalhando constantemente, junto com a Nuance, para manter o sistema na liderança das tecnologias embarcadas de conectividade.

Conectividade em nuvem, sensores embarcados e acesso a dados são componentes-chave para criar esse tipo de veículo. Outros avanços, como processamento de linguagem e aprendizado de máquina, podem ajudar o SYNC a oferecer uma interação mais natural entre o carro e o motorista e uma experiência de direção mais personalizada e conveniente.
"O carro é uma fonte rica de informações em tempo real que, combinado ao poder de processamento disponível na nuvem, pode se transformar no dispositivo mais inteligente que você já teve", completa Mascarenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário