Há 108 anos, a Ford vendia o seu primeiro carro: um Modelo A, comprado pelo médico E. Pfennig, da cidade de Chicago, pelo preço de 850 dólares. Foi a materialização do sonho que Henry Ford começou a desenvolver na garagem de sua casa, enquanto trabalhava como engenheiro na Edison Illuminating Company. Em 1896, construiu seu primeiro veículo, o Quadriciclo, uma estrutura metálica montada sobre quatro rodas de bicicleta.
Depois do Modelo A, a Ford e seus engenheiros avançaram febrilmente por 19 letras do alfabeto, até o Modelo S. Alguns deles, projetos experimentais, nunca chegaram ao público. Henry Ford foi sempre um pensador global. Em seu primeiro ano, a Ford já exportava veículos para a Grã-Bretanha. Em 1904, abriu uma fábrica no Canadá e vendia o Modelo A para a Austrália. Começou a exportar para o Japão em 1905 e, em 1907, para a Índia, Espanha, Rússia, Áustria e França.
Em 1911, a companhia montou sua primeira fábrica fora da América do Norte, em Manchester, na Inglaterra, e começou a vender carros na Venezuela. Um anos depois, iniciou a montagem de veículos na França e, em 1913, estava exportando para a China e Argentina. Em 1919, foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em um galpão no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Essa visão pioneira tem sequência hoje na estratégia de plataformas globais, em que o Brasil se destaca como um dos centros de criação mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário