quarta-feira, 6 de julho de 2011

Williams Renault: a legendária parceria relançada para 2012

A Renault Sport F1, divisão de F1™ da Renault, será fornecedora da equipe AT&T Williams dos seus blocos de motor V8, campeões mundiais, para as temporadas de 2012 e 2013. Além do fornecimento dos seus motores de Fórmula 1, a aliança formada novamente inclui várias outras oportunidades comerciais e de marketing, com a possibilidade de prorrogação após o lançamento, em 2014, do futuro motor V6 turbo, que são econômicos em termos de energia.
Esta parceria é uma excelente oportunidade, tanto para a Renault Sport F1 quanto para a AT&T Williams. A Aliança anglo-francesa original conheceu vários sucessos entre 1989 e 1997, tendo em seu currículo quatro títulos do Campeonato Mundial de Pilotos, cinco títulos do Mundial de Construtores e 63 vitórias em corridas. Ela também produziu as imagens mais provocadoras dos anos 90, incluindo a vitória de Nigel Mansell no Grande Prêmio da Inglaterra, em 1992, o quarto título mundial de Alain Prost e os clássicos duelos entre Damon Hill, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.

Bernard Rey, Presidente da Renault Sport F1, comentou: “A Renault continua na F1 para um sucesso rentável, e a parceria com a Williams tem um potencial real para completar os bons resultados que conquistamos nestes últimos anos, com nossas três outras equipes parceiras. Recentemente, a Williams tomou várias medidas coerentes, tanto comercial quanto tecnicamente, de forma a atualizar os seus processos operacionais; acreditamos que esta parceria representa uma nova etapa importante na aplicação de seu plano de austeridade. Ela confirma o quanto a equipe está determinada a obter resultados, o que corresponde perfeitamente aos nossos próprios objetivos.

A partir de 2012, o fato de trabalharmos com quatro parceiros nos coloca à frente das outras fabricantes de motores em termos de participação de mercado, mas, fora das pistas, isso também nos permitirá utilizar mais amplamente a F1 como uma estratégia de marketing para a marca Renault, a fim de trazer esta associação aos nossos fãs e clientes de todo o mundo.

É claro que também existe um grande orgulho por fazer reviver o nome Williams-Renault. Juntos, produzimos carros de corrida reconhecidos por sua inovação técnica, e isso continua sendo o período mais proveitoso da Renault na F1™ até hoje ia. É uma oportunidade extremamente grandiosa para as duas companhias, Renault e Williams.”



A Williams e a Renault lançaram seu primeiro desafio conjunto em 1989, com o desenvolvimento pela Renault de um novíssimo motor V10 atmosférico de 3,5L, respeitando as novas regras de motorização. Durante seu primeiro ano de competição, a parceria ganhou duas corridas e assentou as bases para o carro do ano seguinte, o FW 14, que iria se tornar uma lenda da F1 como um dos maiores conjuntos de chassi e motor nunca antes produzidos. Tão bem-sucedido que três repetições do chassi foram realizadas, incluindo o FW14B, que dominou a F1 em 1992, vencendo 10 das 16 corridas e permitindo a Mansell levar o título de campeão já na metade da temporada, durante o Grande Prêmio da Hungria.

Foi o primeiro dos quatro títulos de pilotos da parceria, tendo os outros acontecido em 1993 (Prost), 1996 (Hill) e 1996 (Villeneuve), além de cinco títulos de construtores (1992, 1993, 1994, 1996 e 1997).

Fora da F1, a Williams e a Renault também trabalharam em conjunto em um projeto de carro de turismo, para o qual veículos Renault Laguna foram produzidos para participar do Campeonato Britânico da Categoria Turismo. Mais uma vez, o sucesso veio rapidamente e a parceria ficou com os três títulos de 1997: os troféus de pilotos, construtores e equipes. A parceria também desenvolveu e construiu o emblemático Renault Clio Williams, um dos compactos possantes mais apreciados de suageração.


A Renault Sport F1 é a divisão de Fórmula 1 da Renault, que foi criada para supervisionar as atividades técnicas e esportivas na F1™. O centro de suas atividades localiza-se em Viry-Châtillon, tradicionalmente o centro técnico das atividades da Renault na F1™, que fica no sul de Paris. Os V8 RS27, assim como os futuros projetos de motores, são concebidos, desenvolvidos e testados em suas instalações ultramodernas. Nesta temporada, a Renault Sport F1 é o fornecedor de três equipes no Campeonato Mundial da FIA de Fórmula Um: Red Bull Racing, Lotus Renault GP e Team Lotus. Cada equipe recebe motores idênticos, que recebem manutenção de um grupo dedicado de seis especialistas em motores e técnicos por escuderia. Esta capacidade de se adaptar às exigências, culturas e ambientes de diferentes equipes parceiras foi um fator-chave para o sucesso dos motores Renault durante toda a história significativa da empresa na F1™. Até hoje, esta estratégia foi recompensada por nove títulos mundiais do Campeonato Mundial de Construtores e oito títulos do Campeonato de Pilotos.

2 comentários:

  1. tomara que ajude o rubinho, um dos poucos batalhadores da F1...

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  2. Já andaram trocando muita gente na equipe e a grana do Governo da Venezuela pode alavancar um desenvolvimento mais eficiente.

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