Rogério e Regis |
A equipe Bahia Rally, representada pela dupla Régis Braga (piloto) e Rogério Almeida (navegador), fará a estreia do carro modelo Volkswagen Amarok na 20ª edição do Rally dos Sertões. O equipamento foi totalmente preparado para disputar a categoria Super Production. A principal competição de rali cross country do Brasil será realizada de 18 a 29 de agosto, com largada em São Luís (MA) e chegada em Fortaleza (CE). O novo carro da equipe Bahia Rally está com tudo pronto. A dupla baiana fez muitos testes durante as etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Foram nove meses de preparação para acertar todos os detalhes e permitir que o equipamento chegue muito competitivo no Sertões. "Como todo veículo de competição em desenvolvimento, alguns itens precisaram de mudanças, a principal foi o câmbio. Optamos por um modelo já usado, testado e aprovado em ralis", observa o navegador Rogério Almeida. "Mudamos também as rodas. Colocamos o modelo Evo Course, muito mais resistentes, para essa prova do Sertões. E instalamos um guincho e pranchas de desatolamento", completa o piloto Régis Braga.
Apesar de ser a estreia do Volkswagen Amarok no Rally dos Sertões, a dupla está confiante em um bom desempenho do equipamento pelas trilhas do principal rali do país. "Estamos com o projeto da Amarok desde o final do ano passado. E três carros similares ao nosso fizeram e concluíram o Rally Dakar, o que demonstra a robustez do veículo. Neste ano participamos de várias provas e durante esse período fizemos a ‘tropicalização’ do projeto para o nosso tipo de prova", avalia Régis. "Um dos fatores positivos, acredito que esteja no bom sistema de refrigeração do motor, que em nenhuma das provas disputadas até hoje apresentou problemas e sabemos que a característica que vamos encontrar (muita areia) é um fator de muita relevância", comenta Rogério.
A dupla diz que também se atentou com a escolha dos pneus para os dez dias de disputa e salientam que a opção foi baseada na confiança. "Em função dos longos trechos onde o tipo de piso varia muito, é sempre complicado a escolha dos pneus, normalmente optamos pela confiabilidade, ou seja, o pneu que seja mais resistente", diz Rogério Almeida. "O Rally dos Sertões é uma competição onde não podemos ter muitos tipos de pneus, porque a prova é muito longa. Durante um dia, passamos por diversos tipos de terreno e sempre temos muitas pedras e passagens de rio, por isso, temos que optar por um pneu realmente confiável. Assim, escolhemos os pneus BFGoodrich, já comprovado como um dos melhores para quase todos os tipos de piso que encontraremos durante o rali", comenta o piloto.
Além da confiança no modelo Amarok, Rogério Almeida também falou da importância de planejar bem a estratégia e executá-la ao longo dos dias de disputa. Concluir cada especial é fundamental, segundo o navegador. "O principal ‘equipamento’ para uma disputa longa como o Sertões é se manter fiel à estratégia montada, desde a largada até a chegada, tendo em vista que é uma prova de resistência/velocidade, e que para sonhar com um bom resultado, primeiro precisamos concluir cada etapa", analisa Rogério.Estratégia, boas expectativas e confiança no equipamento ganham um complemento importante com o apoio das famílias dos competidores. "O período do Rally dos Sertões é na época da aulas, o que dificulta a ida dos meus filhos, mas para compensar, a minha esposa estará me dando apoio, acompanhando todo o rali a bordo do nosso motorhome e coordenando toda a logística dos carros de apoio. Isso, sem dúvida, é uma força psicológica muito importante e necessária para mim e para equipe", diz o piloto Régis. "Na chegada toda família vai estar lá, filhas, namorada, irmãos, cunhados, sobrinhos e muitos amigos. E espero que seja para fazer muita festa", brinca Rogério
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