sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Novas embalagens KS à prova de falsificações



Em muitos setores, até mesmo nas indústrias de fornecimento e automotiva, a pirataria de produtos é prática comum. Não se trata de um delito secundário, mas, sim, de uma enorme ameaça para a força inovadora e para a competitividade. Segundo um estudo da VDMA de 2011, o prejuízo econômico estimado só para a Alemanha está na ordem dos 7,9 bilhões de Euros. Por isso, na edição de 2012 da Automechanika em Frankfurt (Alemanha), a Motor Service apresentará uma nova embalagem segura contra falsificações. Dotada de características como o código de matriz 2D e um holospot ultramoderno, essa nova embalagem garante a autenticidade dos produtos fornecidos.As novas embalagens serão apresentadas no estande da empresa na feira sob o tema "NO FAKES! only real stuff". Nessa nova embalagem veremos as marcas comercializadas pela Motor Service*, a Kolbenschmidt e a Pierburg, em branco sobre azul escuro, a cor oficial do Grupo KSPG (anterior Kolbenschmidt Pierburg), responsável pelo mercado de pós-venda da Motor Service. O surgimento homogeneo com cores padronizadas tem por objetivo demarcar claramente a imagem no mercado.

O elemento de segurança mais importante é a etiqueta com um código de matriz 2D, a respectiva "fonte TrueType" em duas linhas e o chamado holospot, um holograma especial. Para poder verificar a autenticidade do produto, os últimos quatro dígitos em "TrueType" correspondem aos últimos quatro dígitos legíveis do holospot. O produto só é autêntico se esses dois grupos de dígitos coincidirem.No holospot encontramos ainda o código de segurança da Motor Service, apenas legível com uma lupa especial. O holospot é produzido em vários planos holográficos e, graças a esse processo complexo, é impossível de falsificar. Ele corresponde ao mais elevado padrão de segurança da atualidade, possuindo ainda outros níveis de verificação que vão até a nanoescala e só podem ser identificados usando aparelhos especiais.

Outro dos elementos de segurança é o selo de fechamento, ou seja, um autocolante especial que assegura segurança contra abertura. Se o selo for retirado ou danificado, já não poderá ser novamente colado e o termo "Aberto" aparecerá em nove idioma.Se necessário, o código de matriz 2D pode ser verificado com um scanner especial ou então online, através da introdução das duas linhas "TrueType" nas páginas de Internet da Motor Service ou da TecCom. A TecCom é uma conhecida plataforma Business to Business para o mercado de pós-venda internacional que automatiza os processos de negócios entre fabricantes de peças e grossistas através de diversas ofertas. Depois de introduzido, o número é examinado e o resultado é apresentado por um sinal de semáforo (vermelho-amarelo-verde): o "verde" libera a embalagem e o "vermelho" não a libera, denunciando falsificação. "Amarelo" significa que o número já foi consultado várias vezes, mas está correto. Os clientes Motor Service são encorajados a usar essa cadeia de verificação e a denunciar eventuais discrepâncias – todos os que fizerem essa verificação estarão ajudando a tornar a cadeia comercial mais segura e a combater a pirataria de produtos.A nova embalagem será introduzida no mercado gradualmente, com uma fase de transição de cerca de um ano. A decisão de adotar um período de transição em que as duas embalagens vão coexistir no mercado tem, entre outras coisas, a vantagem de evitar desperdícios e poupar recursos.

Para familiarizar seus clientes com as características da nova embalagem, a Motor Service desenvolveu um chamado poster sobre segurança. Em vários tamanhos, o poster explica de modo objetivo os traços identificativos que permitem verificar a autenticidade das embalagens. Esse poster será incluído em todos os envios de produtos, sobretudo na fase inicial e de transição.

Os produtos da marca KS são comercializados no mercado de reposição brasileiro e da América Latina pela MS Motor Service Brazil, uma divisão da KSPG Automotive responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.O stand da Motor Service com os produtos KS está localizado no Pavilhão 5.1. – stand A42.



Nenhum comentário:

Postar um comentário