terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novo Audi A1 Sport chega ao Brasil com motor inédito de 185 cv



A Audi apresenta ao mercado brasileiro a versão mais esportiva do compacto Premium A1: o novo Audi A1 Sport. Modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de série de sua categoria, o hatchback mais “envenenado” tem como principal destaque o motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência.Este propulsor apresenta um sistema inédito de sobrealimentação duplo e em sequência: um compressor Roots (acionado por correia) seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento. Graças a este sistema, o carro fica mais “esperto” em uma acelerada forte, como no caso de uma ultrapassagem na estrada, pois o compressor Roots elimina, por exemplo, o momento de retardo da turbina em uma situação que exige mais do motor. O sistema, que já equipa alguns modelos Audi na Europa, é inédito entre todos os carros vendidos no Brasil. Com este propulsor 1.4 TFSI (com 1.390 cm3 e 4 cilindros em linha), que gera potência máxima de 185 cv a 6.200 rpm, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 6,9 segundos e a máxima é de 227 km/h. O torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração. Bastante econômico, o carro apresenta consumo médio combinado de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km. Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

O Audi A1 Sport é equipado com tração dianteira e câmbio S tronic de 7 velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, que combina o conforto de uma transmissão automática à eficiência de uma manual. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de câmbio com acabamento em couro ou ainda por meio de shift paddles no volante multifuncional em couro, como nos carros de corrida. Graças à potência maior, na versão esportiva do A1 a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. Para garantir mais segurança e melhor dirigibilidade ao compacto esportivo, o modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). O sistema de vetorização de torque é outro complemento que melhora a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.

O acabamento interno e externo do novo Audi A1 Sport ganhou detalhes esportivos para expressar a maior potência de motor do veículo. De série, as rodas são de 17 polegadas (com pneus 215/40), o arco da pintura na cor do veículo, os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo, faróis bi-xenônio (com luzes diurnas em LED) e lanternas traseiras também com LEDs, além de luz de neblina traseira. A Audi oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina. Para maior conforto dos ocupantes, o pára-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico. Como opcional avulso, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico Open Sky e arco do teto com pintura contrastante ( com quatro opções de cores: Preto Brilhante, Cinza Daytona, Prata Gelo e Branco Amalfi). Para a pintura externa, são seis opções de cores. São elas: Prata Gelo, Branco Amalfi, Azul Scuba, Vermelho Misano, Azul Esfera e Preto Fantasma.
  
O Audi A1 Sport tem dimensões especialmente desenvolvidas de acordo com a atual realidade urbana. O modelo tem 3.954 mm de comprimento, o maior da categoria. Com largura de 1.740mm e altura de 1.416 mm, oferece conforto e comodidade aos quatro ocupantes, graças à distância entre-eixos de 2.469 mm.  O peso total é de 1.265 kg. O compartimento de bagagem mais baixo facilita o carregamento e descarregamento e comporta 270 litros. O veículo vem ainda de série com pacote de luzes com LEDs, coluna de direção ajustável, computador de bordo com marcador de temperatura, ar-condicionado e Easy entry – que permite que o banco dianteiro seja deslocado o máximo para frente para facilitar o acesso dos ocupantes do banco de trás.O acabamento interno da versão esportiva inclui bancos esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O banco traseiro é bi-partido e o acabamento interno em preto brilhante, assim como o teto moldado em tecido preto.

Em termos de segurança, o novo Audi A1 Sport é completo: vem equipado, de série, com air bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático. Como opcional, o Pacote Conforto oferece ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.Os sistemas de entretenimento e a conectividade são pontos fortes do novo Audi A1 Sport, que vem equipado com interface Bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod), além de alto-falantes e Rádio Concert. No pacote opcional Conforto Plus, além dos itens do pacote Conforto, o modelo vem com Keyless-Go (tecla de partida automática sem chave), Rádio MMI (Multi Midia Interface), sistema de navegação, com tela de 6,5 polegadas, e sistema de som Bose.
   

BREVE AUTOS&MÁQUINAS PUBLICARÁ SUAS IMPRESSÕES SOBRE O AUDI A1 SPORT

Nenhum comentário:

Postar um comentário