terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sertões: Varela e Gugelmin lideram na Pró Brasil



Ontem à noite, em Barreirinhas, a dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin atrasou a hora de dormir para fazer simulações de troca de pneu, um exercício recomendado pelas informações dadas pelos organizadores no briefing referente à etapa de hoje. A decisão foi das mais acertadas e ajudou a equipe a manter a liderança na classificação acumulada da categoria Pró Brasil e obter mais um resultado entre os 10 primeiros na geral. Nas 2h13m4 gastos para percorrer os 148 km da especial do dia, cerca de 3m30 foram gastos trocando um pneu furado, consequência das muitas pedras que marcaram esse trajeto, onde a dupla fez o nono melhor tempo. A tripulação mais rápida do dia foi a formada pelos franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que agora ocupa a liderança na classificação geral, onde Varela e Gugelmin aparecem em sétimo lugar.

Embora menos complicado que as duas primeiras etapas da competição - onde muitos concorrentes estouraram o tempo máximo estabelecido pelos organizadores - o trecho de hoje novamente surpreendeu os concorrentes em função das dificuldades de navegação, como explica Gustavo Gugelmin:

"A especial foi num trecho com muitos buracos e traiçoeiro mas, mesmo assim, bem rápido. Como navegamos por GPS tínhamos que ficar atentos pois muitas referências eram facilmente confundidas. Além disso tivemos muitos radares: foram nada menos que 11 no total!"

Primeira etapa maratona da competição, o trecho de hoje terminou com os carros recolhidos a um parque fechado e sem a possibilidade de revisão por parte dos mecânicos da equipe. Por causa disso a dupla vai largar amanhã, em direção à cidade de Carolina, com atenção especial aos freios da Triton RS que leva o numeral 208, como explica Reinaldo Varela:

"Desde o prólogo disputado em São Luis, no sábado, nossa Mitsubishi tem mostrado excelente confiabilidade. No trecho de hoje notei um superaquecimento dos freios no final da especial, mas aparentemente não é nada grave." 


O trajeto de amanhã leva os concorrentes de Barra do Corda até Carolina e será a última prova especial disputada inteiramente no Estado do Maranhão, já que na quinta-feira os concorrentes atravessam a divisa com o Tocantins e chegam na capital Palmas. Dos 523 km do percurso desta quarta-feira (22), 309 serão válidos para a classificação geral e os demais serão em ritmo de deslocamento - oito deles no início e os demais 206 no final. O percurso sinuoso e com muito cascalho também é marcado por muitos bancos de areia.

Resultado extra-oficial da terceira etapa

1) Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, 1h59m42 

2) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 2h1m44 

3) Riamburgo Ximenes/Flávio França 2h01m54 

4) João Antonio Franciosi/Rafael Capoani, 2h4m19 

5) Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, 2h5m18 

6) Romeu Franciosi/Deco Muniz, 2h7m42 

7) Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 2h10m28 

8) Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 2h1m2 

9) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 2h13m04 

10) Richard Vaders/José Spacassassi, 2h13m15 


Classificação acumulada após três etapas

1) Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, 5h31m26 

2) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 5h33m25 

3) Riamburgo Ximenes/Flávio França, 5h411 

4) Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, 5h44m58 

5) Romeu Franciosi/Deco Muniz, 5h57m11 

6) João Antonio Franciosi/Rafael Capoani, 5h59m23 

7) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 6h2m45 

8) Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 6h3m4 

9) Richard Vaders/José Spacassassi, 6h3m19 

10) Cristian Baumgart/Beco Andreotti, 6h22m38 

Nenhum comentário:

Postar um comentário