A Ford estuda produzir, a partir de 2013, também a versão sedã do New Fiesta em São Bernardo do Campo (SP), a mais antiga fábrica da empresa no País, que recebe investimento de R$ 800 milhões para modernizar suas instalações. Já estava nos planos a produção do hatch na planta do ABC paulista. A intenção era continuar importando o New Fiesta sedã do México, de onde ele vem hoje. Contudo, depois que foram impostas cotas às importações de carros mexicanos – os excedentes passaram desde fevereiro a pagar alíquota de 35% –, a Ford passou a considerar seriamente a fabricação do modelo no Brasil, segundo fontes informaram a Automotive Business. Como New Fiesta hatch e sedã são fabricados sobre a mesma plataforma mecânica, incluindo o motor 1.6 sigma que vem de Taubaté (SP), produzir ambas as versões na mesma fábrica envolve pouca complexidade industrial. Com essa estratégia, a Ford ganha a vantagem de direcionar toda sua cota de importação do México para um único modelo, o sedã Fusion, que passa por renovação.
Também antes do fim de 2013, o compacto Ka, hoje produzido em São Bernardo, será renovado e passará a ser fabricado em Camaçari, na Bahia, conforme noticiou Automotive Business em dezembro passado (leia aqui). A nova geração do Ka vai usar novos motores 1.0 e 1.5 de três cilindros, que também serão feitos em Camaçari, na nova fábrica de motores que a Ford constrói no complexo industrial baiano, com investimento de R$ 400 milhões anunciado ainda no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário