quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mercedes-Benz Atego híbrido atinge mais de 100 unidades vendidas



O Atego da Mercedes-Benz, primeiro caminhão com propulsão híbrida a ser produzido em série na Europa, já foi entregue a mais de 110 clientes desde seu lançamento em 2010 e comprova sua adequação e viabilidade para uso diário. Projetado principalmente para uso urbano ou em serviços de distribuição de curta distância, o Atego demonstra seu valor e rentabilidade, especialmente nos serviços de entrega. Trata-se do caminhão híbrido campeão de vendas da Europa. As empresas, que usam o Atego Híbrido 1222L equipado com a tecnologia BlueTec demonstram sua consciência ambiental, espírito inovador, e ainda obtém redução efetiva das emissões de CO2, assim como significativas vantagens econômicas devido a redução do consumo de combustível. É o caso da Klotz, por exemplo. Uma empresa de transporte de Freiburg/Breisgau, no sul da Alemanha, que tem rodado com um Atego Híbrido, há mais de um ano, alcançando a marca de 60.000 quilômetros, sem qualquer quebra ou necessidade de manutenção imprevista. Na prática, o Atego Híbrido proporciona economia de combustível nas entregas urbanas de até 12% quando comparadas as de um caminhão de propulsão convencional com a mesma capacidade de carga, independentemente das condições climáticas e mesmo em situações de paradas frequentes ou de congestionamento.


Essa configuração de propulsão permite que o caminhão seja movido tanto pelo motor diesel, quanto pelo motor elétrico, ou ambos os sistemas de propulsão juntos. Se as baterias tiverem carga suficiente, é possível sair apenas com a propulsão elétrica. O motor diesel opera em marcha lenta, servindo somente para a propulsão das unidades auxiliares, tais como o reforço do freio e a direção hidráulica. Quando é necessário obter mais força, o motor diesel é acionado totalmente através da embreagem. As baterias são recarregadas em fases de sobremarcha ou durante a frenagem. A função start/stop automática é equipamento de série e reduz o consumo de combustível, bem como as emissões e o nível de ruído a zero quando se para no semáforo. O cliente recomenda enfaticamente o "seu" Atego Híbrido: "Durante todo esse período nunca tivemos uma parada ou visita imprevista à oficina. Fora as revisões normais, nunca foi necessário fazer mais nada. O caminhão tem sido e é confiável como estamos acostumados a esperar de um Mercedes-Benz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário