A revista americana “Autoweek” acaba de divulgar, em seu site, fotos do EcoSport, devidamente camuflado, sendo testado nos Estados Unidos, rodando na região metropolitana de Detroit. A Ford garantiu que o pequeno SUV, desenvolvido e fabricado no Brasil e que também será fabricado na Índia, China e Tailândia, não será vendido nos mercados dos Estados Unidos e Europa.Será que a empresa mudou de idéia? Talvez haja necessidade de um SUV compacto, urbano, para atender uma fatia desse mercado na América do Norte, para não deixar de oferecer concorrência ao Juke B, da Nissan, e o próximo lançamento da Buick, o Encore 2013, baseado na plataforma do Chevrolet Sonic. Até a Honda já anunciou que prepara um crossover com base na plataforma do Fit.As especulações sobre o assunto têm uma boa base na medida em que a matriz defende, com unhas e dentes, o plano One Ford, que implantou a filosofia de veículos globais. Ora, se essa é a nova política da empresa, como não aproveitar um projeto que acaba de entrar no mercado, também com qualidade global, para atender regiões com maiores exigências como a Europa e Estados Unidos?
Criado no Brasil, o EcoSport poderá perfeitamente preencher uma lacuna, na gama de produtos Ford, com um pequeno crossover equipado com o motor EcoBoost, além da costumeira tecnologia de comunicação da marca.Se não há nenhum estudo sobre a possibilidade de venda do EcoSport nos Estados Unidos, então para que a Ford camufla e testa o novo modelo em Detroit? Pode ser mesmo uma nova postura da companhia e as provas estão nas fotos da Autoweek. Afinal, o EcoSport usa a mesma plataforma do Fiesta, muito bem aceito nos Estados Unidos e Europa.Mesmo assim, é preciso considerar que não é novidade fabricantes testarem veículos, desenvolvidos para outros mercados, nas proximidades de seus escritórios centrais. Funcionários da Ford, segundo a Autoweek, advertem que passeios do EcoSport em Detroit, não são sinais automáticos de vendas na América do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário