sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VOLKSWAGEN: TREINAMENTO COM CONCEPT CAR TEM INÍCIO EM TAUBATÉ



A fábrica de Taubaté iniciou neste mês o treinamento Concept Car – programa que aplica os conceitos do Sistema de Produção Volkswagen em uma linha de produção em miniatura e enxuta, sem desperdícios. Ao final do processo, o modelo produzido é o Gol, em escala 17 vezes menor que o tamanho real, com detalhes como o movimento das rodas e as cores dos bancos.As primeiras turmas a participar do Concept Car foram formadas por coordenadores de treinamento e líderes de células de produção, mas ao longo do ano, segundo a área de Recursos Humanos, todos os empregados terão a oportunidade de passar pelo treinamento.
Para o diretor da fábrica, Marcos Ruza, a implantação do Concept Car em Taubaté é importante porque, a partir do treinamento, o empregado passa a ter uma visão global dos processos produtivos e da qualidade dos produtos Volkswagen. Por isso, a unidade espera que os profissionais qualificados no Concept Car entendam que todas as áreas da empresa, operacionais ou não, fazem parte do processo de produção dos veículos.O treinamento de oito horas funciona como uma fábrica em miniatura. Na sala, o colaborador tem a oportunidade de vivenciar como é o dia a dia na produção de veículos, da fabricação até a entrega para o cliente.

Na primeira rodada, o colaborador percorre as estações sem receber as peças com uma sequência pré-estabelecida ou orientações, de forma proposital. A partir da segunda rodada do treinamento, após o treinamento teórico, o colaborador pode sugerir melhorias, colocar em prática o que aprendeu e mensurar os resultados. Para cada operação, há uma instrução de trabalho com o apoio do multiplicador. As peças, nesta etapa, vêm organizadas e em ordem de montagem.Atualmente, o Concept Car é desenvolvido em todas as unidades da Volkswagen do Brasil. No treinamento, são aplicados os principais conceitos da empresa, como comunicação, padronização do trabalho e organização do posto, eficiência no abastecimento de materiais, combate ao desperdício, avaliação da qualidade e processos de melhorias contínuas ligados ao sistema de metas da Volkswagen.

Volkswagen do Brasil em Taubaté
A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté tem 36 anos de operação. A unidade emprega atualmente mais de 5 mil pessoas, que são responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade produziu mais 5,6 milhões de automóveis.A unidade está entre as mais modernas e produtivas fábricas de automóveis do Brasil, com tecnologia de ponta aplicada ao processo produtivo, sofisticado sistema de gestão e monitoramento ambiental e elevado grau de treinamento e qualificação de mão de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário