quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Em SC campeões mundiais enfrentam pedras e montanhas



Após uma temporada enfrentando dunas de areia e leitos de rio repletos de pedras, passando por desertos e campos de treinamento militar, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin celebram a conquista do título mundial de cross country com uma experiência inédita na temporada 2012. A dupla do Divino Fogão Rally Team disputa a partir de amanhã o Rally das Serras, prova que acontece em torno da cidade de São Joaquim, oeste de Santa Catarina e próximo a Lages, cidade natal de Gugelmin. Válida pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, a competição tem detalhes peculiares, como a disputa de prólogos específicos para definir a ordem de largada de cada dia de competição, sexta-feira (16) e sábado (17). Os prólogos acontecem amanhã e sexta-feira, sempre a partir das 20h30, em circuito de 2,5 km montado no Parque da Maçã. 

Será a primeira exibição da dupla após a conquista da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, onde os brasileiros garantiram o título da categoria T2, reservada para carros com preparação limitada. Nesse campeonato, disputado em etapas realizadas na Itália, Abu Dhabi, Qatar, Espanha, Hungria, República Tcheca, Egito e Portugal, os brasileiros venceram na Espanha e em Portugal, usando na maioria das provas um Mitsubishi Pajero. Neste fim de semana os campeões mundiais vão tripular um modelo Triton RS, o mesmo que usaram para vencer o Rally dos Sertões na categoria Pró Brasil, aberta a modelos equipados com motores movidos a etanol.

"Será uma prova totalmente diferente de tudo que enfrentamos nesta temporada", comentou Varela, que para evitar imprevistos por causa do mau tempo optou por viajar de carro entre São Paulo e São Joaquim. "Mesmo assim vamos tentar a segunda vitória com esse carro em 2012 e repetir o resultado que consegui no ano passado, quando fiz dupla com meu filho Rodrigo", completou o piloto. A viagem do paulista terá 852 km e será bem mais longa que o deslocamento planejado por Gustavo Gugelmin: entre sua casa e São Joaquim é preciso percorrer apenas 76 km.

"Depois de viajar o mundo inteiro, cochilar em aeroportos e dormir em tendas me sinto como que correndo no quintal de casa neste fim de semana!", comentou o navegador que em sua temporada de estreia internacional conquistou o título mundial. "Estou muito mais preocupado com as pedras e as serras que vamos enfrentar nos dois dias de prova", completou o catarinense que comanda a Tecmin, empresa especializada em equipamentos para a prática do automobilismo fora de estrada.

Na sexta feira os carros largam de São Joaquim às 9h30, em direção a Urubici e Urupema, de ontem retornam ao ponto de partida após 180 km. No sábado o roteiro passa por Urupema, Painel e Coxilha Rica, em trajeto de 160 km. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário