Depois de Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Rafa Matos, a Corrida do Milhão
Goodyear, última e decisiva etapa da Copa Caixa Stock Car, ganhou outro
importante nome com longa e vitoriosa carreira internacional. Desta vez quem
desembarca no Brasil como piloto-convidado para participar do encerramento da
temporada 2012 é Helio Castroneves. Três vezes ganhador das 500 Milhas de
Indianápolis (2001, 2002 e 2009), a mais tradicional prova do automobilismo
mundial, Helinho vai correr pela Shell Racing. Ele desembarca no Brasil no dia
4, quando conhecerá os membros da escuderia, que também é sua patrocinadora na
Fórmula Indy, faz um treino extra na quinta-feira, dia 6, e na sexta já entra
novamente na pista para os treinos livres.
``Minha conversa para correr
uma prova na Stock Car começou no ano passado, depois de ver que na Austrália
eles convidam um piloto de fora para fazer parceria com um que corre a temporada
toda. Falei com o Carlos Col (membro do Conselho da Vicar) e somente agora foi
possível. Será uma experiência bem diferente``, disse Helinho.
Apesar de
nunca te andado num carro da Stock Car, sua ligação com a categoria tem muito
tempo. Foi vendo os pilotos antigos andarem em Interlagos que ele pegou gosto
pelo automobilismo. Pouco depois, seu pai foi dono de equipe na categoria, algo
que Helinho repetiu entre 2004 e 2006 na Nars-Castroneves Racing, e agora vai
realizar o sonho de pilotar um carro totalmente diferente do monoposto com o
qual enfrenta os velozes e temidos ovais norte-americanos.
``O que sei do
Stock Car é que é um carro difícil de ser guiado, com pouca visibilidade, ainda
mais para quem está acostumado a andar de fórmula e que terei de passar por uma
grande adaptação. Quanto mais jovem o piloto menos tempo demora esse processo``,
disse Helio Castro Neves, de 37 anos, e que juntou os dois sobrenomes para
facilitar o entendimento dos norte-americanos e passou a usar Castroneves como
uma palavra só.
Ele fala um pouco sobre a alegria de voltar a correr no
Brasil de Turismo, pois sua última vez por esses lados foi em 2006 quando ganhou
as tradicionais Mil Milhas de Interlagos com um Aston Martin ao lado de Nelson
Piquet, Nelsinho Piquet e do francês Christophe Bouchut.
``No monoposto
a gente vê os pneus, sabe quando as rodas travam e o ângulo que se ataca a
zebra. No Stock só dá para sentir se pega muito ou pouco. Além do mais, o caro é
muito mais pesado e no fórmula as asas também servem como freio. Nos carros de
Turismo é normal quem está acostumado com o outro perder o ponto de
freada``.
Com contrato recentemente renovado com a Penske por mais uma
temporada, o pai de Mikaela, de 3 anos, ainda não pensa no que fazer num futuro
mais distante. Ele é casado com a colombiana Adriana e os dois vivem em Miami,
Estados Unidos.
``É preciso entender que nada é eterno e como gosto de
desafios, vou buscar carros diferentes para me manter em atividade. Com certeza
a Stock Car faz parte dos meus planos, mas não sei para quando. Estou muito
contente com essa oportunidade de poder voltar a guiar carros de Turismo no
Brasil e principalmente na Stock Car, que acompanho dos Estados Unidos. Garanto
que vou aprender muito com o Valdeno Brito, meu companheiro na Shell Racing``,
disse Helinho que disputa as corridas da Fórmula Indy nas ruas de São Paulo.
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