A Randon S.A Implementos e Participações registrou no terceiro trimestre deste
ano o início do processo de recuperação de margens, a consolidação da
estabilização do novo ERP, a retomada da produção de vagões e o fortalecimento
da participação de mercado da Companhia na divisão de veículos rebocados.
“Confiamos na economia doméstica brasileira e entendemos que o trimestre
julho/setembro será um ponto de inflexão para um final de ano de intensa
atividade”, comentou o diretor corporativo e de relações com investidores, Astor
Milton Schmitt, lembrando que mesmo lenta, a recuperação ajudou a elevar o nível
de utilização da capacidade instalada e seus efeitos só não foram maiores em
função da redução da taxa de juros aplicada no programa Finame PSI para 2,5% ao
ano.
A empresa
encerrou o 3T12 com uma receita líquida consolidada de R$ 877,5 milhões no
trimestre, 18,0% menor que a do terceiro
trimestre de 2011. A receita bruta total, incluindo as vendas entre empresas,
somou R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre de 2012 ou 18,7% de queda em relação
ao mesmo período de 2011. O EBITDA consolidado atingiu R$ 79,4 milhões no
terceiro trimestre de 2012 e margem EBITDA de 9,1%, representando uma queda de 3,6 pontos percentuais em relação ao
terceiro trimestre de 2011. O lucro líquido consolidado de R$ 12,9 milhões foi
79,5% menor se comparado ao mesmo período de
2011. Estes indicadores, quando comparados com a performance do 2T12 mostram
evolução e validam um ritmo de atividade mais intenso no segundo
semestre.
As exportações no
3T12 totalizaram US$ 73,3 milhões, estáveis quando comparada com o terceiro
trimestre de 2011 e representaram 15,4% da receita líquida consolidada dos 9M12
contra 10,8% no mesmo período de 2011. No comparativo
dos nove meses houve um crescimento de vendas para os mercados da América do Sul
não pertencentes ao bloco Mercosul/Chile e no continente africano, em
detrimentos ao mercados tradicionais como Nafta, Mercosul e Chile.
3T2012
|
3T2011
|
D%
|
9M2012
|
9M2011
|
D%
| |
Receita Bruta Total
(*)
|
1.346.086
|
1.654.953
|
-18,7%
|
3.838.865
|
4.778.675
|
-19,7%
|
Mercado
Interno
|
1.196.897
|
1.531.387
|
-21,8%
|
3.454.862
|
4.442.515
|
-22,2%
|
Mercado
Externo
|
149.189
|
123.566
|
20,7%
|
384.003
|
336.160
|
14,2%
|
Mercado Externo em
US$
|
73.305
|
75.649
|
-3,1%
|
198.656
|
205.852
|
-3,5%
|
Receita Liquida
Consolidada
|
877.498
|
1.070.332
|
-18,0%
|
2.496.204
|
3.122.312
|
-20,1%
|
Lucro Bruto
Consolidado
|
191.440
|
260.422
|
-26,5%
|
534.598
|
789.965
|
-32,3%
|
Margem Bruta
(%)
|
21,8%
|
24,3%
|
-2,5
p.p.
|
21,4%
|
25,3%
|
-3,9
p.p.
|
Lucro Líquido
Consolidado
|
12.925
|
62.948
|
-79,5%
|
26.994
|
218.909
|
-87,7%
|
Margem Líquida
(%)
|
1,5%
|
5,9%
|
-4,4
p.p.
|
1,1%
|
7,0%
|
-5,9
p.p.
|
EBITDA
Consolidado
|
79.419
|
136.049
|
-41,6%
|
213.143
|
451.722
|
-52,8%
|
Margem EBITDA
(%)
|
9,1%
|
12,7%
|
-3,7
p.p.
|
8,5%
|
14,5%
|
-5,9
p.p.
|
(*) Sem eliminação das vendas entre
empresas.
|
Valores
em R$ Mil
|
Desempenho por
setor:
Veículos e Implementos- A Randon registrou queda de 16,5% no volume físico de
unidades de veículos rebocado no 3T12 em comparação ao 3T11, bem como queda de
19,8% no volume acumulado nos 9M12 contra mesmo período do ano passado.
Experimentando retomada do número de novos pedidos, a Companhia centrou sua
dinâmica comercial na recuperação de margens e oportunidades de ganhos de
eficiência e produtividade, buscando também reduzir seus níveis de estoques de
produtos prontos, acumulados em função da implantação do novo ERP no 1T12 e
múltiplas alterações das taxas de juros para financiamento de seus produtos ao
longo do 1S12. Como destaque deste segmento, a Companhia salienta o
fortalecimento de sua posição de liderança, com 32,2% de market share no
período.
Vagões Ferroviários -O3T12 marca a retomada da fabricação de vagões, quase nula
no 2T12, com crescimento significativo de 41,2% sobre mesmo trimestre de 2011.
As linhas de vagões, conquanto possam ser readaptadas para fabricação de
implementos rodoviários, contribuem de forma importante à eficiência fabril,
melhorando o perfil de resultados da divisão de Implementos e Veículos, ajudando
a diluir custos fixos e aproveitamento de ganhos de escala. Mantido o ritmo de
produção de vagões, a atual carteira de pedidos suporta níveis de faturamento
similares ao verificado no 3T12 até o 2T13. A Companhia ainda entende que as
expectativas para o setor são positivas para os próximos trimestres e acredita
na manutenção do backlog em patamares saudáveis.
Veículos Especiais - O setor continua mostrando evolução contra o mesmo período
do ano anterior. Graças ao Pac Equipamentos, as perspectivas mantêm-se
positivas, e, enquanto aguarda-se a licitação de 3.500 retroescavadeiras,
anunciadas em 27/06/2012, a Companhia acresce e passa a fabricar ordem de 132
novos equipamentos que se somam a pedido já entregue à União ao longo do
1S12.
Autopeças - A
divisão de Autopeças ainda experimenta o impacto da acumulação de estoques de
caminhões gerados a partir da transição da motorização do modelo EURO III para
EURO V. O mercado de caminhões continua mostrando forte contração, tendo
confirmado queda de 39,9% na produção e 22,0% em vendas no acumulado dos 9M12
contra 9M11. Os estímulos em vigor contribuirão para um ensaio de melhora ainda
no próximo trimestre, marcando a retomada também deste mercado, como já
verificado em veículos rebocados. Além dos incentivos, o reaquecimento da
atividade econômica no país, bem como a pujança dos setores agrícola e de
serviços deve contribuir para a estabilização da produção e aumento de vendas de
caminhões.
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