A bem-sucedida história do Clio no Brasil está ganhando mais um
importante capítulo. O hatch compacto, sucesso comercial em dezenas de países
do mundo, começa a ser comercializado no mercado brasileiro com corpo e alma
renovados. A partir de agora, o Novo Clio alia sua consagrada robustez mecânica
e o baixo custo de manutenção a um design totalmente atualizado e ao novo motor
1.0 16V Hi-Power, mais moderno, potente e econômico.
O Novo Clio chega
ao mercado como o modelo com o melhor nível de consumo de combustível da sua
categoria, já que ele obteve a nota “A” na categoria “Subcompacto” do “Programa
Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, tanto na versão de entrada como na equipada
com ar-condicionado e direção hidráulica.
O trabalho
desenvolvido pelas equipes do Renault Tecnologia Américas (RTA) e do Renault
Design América Latina (RDAL) para a concepção do Novo Clio resultou em,
aproximadamente, 180 peças novas ou evoluídas na parte de carroceria e de
acabamento quando comparado com o seu antecessor, além de 71 componentes
modificados no novo propulsor 1.0 16V Hi-Power versus o antigo 1.0 16V Hi-Flex.
Mais desempenho e
mais economia que o antigo Hi-Flex 1.0 16V, o novo propulsor foi desenvolvido
pela equipe de engenharia do Renault Tecnologia Américas, instalado no Brasil,
para satisfazer o gosto dos motoristas brasileiros, que buscam um veículo
econômico, sem que isso represente abrir mão de robustez, baixo custo de
manutenção e desempenho, principalmente no dia a dia dos grandes centros
urbanos.
O resultado desse
trabalho dos profissionais do RTA garantiu ao Novo Clio a nota “A” no “Programa
Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, elaborado pelo Inmetro, com a parceria do
Conpet. Essa classificação o posiciona como o modelo com o melhor consumo de
combustível da categoria “Subcompacto”.
O Novo Clio foi
beneficiado pela expertise adquirida pela Renault na Fórmula 1, categoria da
qual participam quatro equipes com motores da marca. São três décadas de
atuação e 10 títulos na modalidade máxima do automobilismo mundial.
O Clio foi o
primeiro modelo da categoria compacto a oferecer três anos de garantia de
fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro). Esse importante diferencial
também está disponível no Novo Clio, graças à robustez e à confiabilidade
mecânica desse lançamento.
No quesito design,
o Novo Clio passa a apresentar a mesma identidade de estilo usada pela Renault
em outros mercados do mundo e ainda acena com um importante diferencial: por
meio de kits de personalização, os consumidores poderão dar um toque pessoal e
de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto internamente.
São quatro kits de
personalização disponíveis, sendo três para o exterior: Sport, Look e Adesivos;
e uma para o interior: Kit Estilo. A instalação do Kit Sport, por exemplo,
resulta num considerável impacto visual e faz o hatch ficar com aparência de
que está “grudado” ao chão, como convém a um esportivo.
Já o kit Look,
contribui para agregar ainda mais requinte e modernidade ao design do Novo
Clio, por conta do friso lateral das portas com filete personalizável e dos
retrovisores externos pintados na cor da carroceria, combinando assim, com os
frisos laterais.
Disponível nas
versões Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), o Novo Clio prova
que qualidade não é exclusividade dos automóveis mais caros. O modelo - que
chega num momento em que a Renault passa por notável crescimento comercial,
quebrando sucessivos recordes de produção e venda - vai disputar um dos mais
concorridos segmentos do mercado nacional: o de hatchs de entrada, responsável
por cerca de 20% do volume total de automóveis de passeio comercializados no
país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário