segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PSA Peugeot Citroën está completando 10 anos de produção de motores no Brasil.


A PSA Peugeot Citroën está completando 10 anos de produção de motores no Brasil. Há uma década foi inaugurada a Fábrica de Motores de Porto Real, unidade industrial que integra o Centro de Produção de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, e produz propulsores para veículos das marcas Citroën e Peugeot feitos na América Latina. Trata-se de uma fábrica extremamente eficiente, considerada mundialmente um modelo dentro do Grupo PSA, e que iniciou neste ano de 2012 a produção de dois novos e modernos motores desenvolvidos no Brasil:




• Motor EC5 1.6 16V – primeiro motor flexfuel brasileiro de série a eliminar o tanquinho de gasolina e a ter bomba de óleo variável, entre outras inovações tecnológicas.

• Motor TU4 1.5 – repleto de equipamentos modernos, garante ao Novo Citroën C3 a nota A na etiqueta de eficiência energética do Inmetro.



Estratégica para a consolidação da PSA Peugeot Citroën no mercado nacional nos últimos anos, a Fábrica de Motores de Porto Real é uma peça fundamental para os planos de crescimento do Grupo para o futuro no Brasil e na América Latina. Desde sua inauguração em 2002 até hoje, a unidade industrial já produziu cerca de 1,4 milhão de motores, sendo que 35% deste total foram exportados.



“A eficiência e a flexibilidade de nossa Fábrica de Motores de Porto Real nos dá a base para sustentar o nosso plano de lançamento de novos veículos nos mercados brasileiro e latino-americano. Neste ano, apresentamos novos e modernos motores nacionais e isso só foi possível pela qualidade de produção desta unidade industrial”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën. “Estes novos motores apresentam recursos tecnológicos, alguns inéditos no Brasil, que contribuem de forma significativa para reduzir o consumo e as emissões de CO2, demonstrando que estamos alinhados com os objetivos do país de tornar cada vez mais eficientes os automóveis produzidos localmente”, completa Carlos Gomes.



Projetada inicialmente para produzir 50 mil motores por ano, a Fábrica de Motores de Porto Real desenvolve um trabalho de formação de pessoal e uso das melhores práticas de processos e produção do Sistema de Excelência PSA (PSA Excellence System) que a tornaram uma referência operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo. O resultado é um aumento constante em seu volume de produção sem a necessidade de grande ampliação de sua superfície física. O maior ganho de área aconteceu com a abertura, em 2009, da Unidade de Usinagem, que é instalada em um prédio próprio e usina blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio para motores de 1,6 litro.

No ano passado, como parte do plano de investimentos de R$ 3,7 bilhões que a PSA Peugeot Citroën está fazendo no Brasil entre 2010 e 2015, a Fábrica de Motores teve sua capacidade de produção ampliada de 220.000 para 280.000 unidades por ano dos motores 1.4, de 8 válvulas, 1.5, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas, flexfuel e a gasolina. Para isso, recebeu novos equipamentos; ganhou novos postos de trabalho; e investiu em melhoria contínua dos processos de fabricação, qualidade e segurança.

“Nesta primeira década de atividades, crescemos unindo equipamentos modernos e processos eficientes com a competência de nossa equipe da Fábrica de Motores. Para o futuro, sabemos que temos muitos desafios, mas nossos colaboradores estão motivados para continuar nesta trajetória de evolução constante que se reflete na qualidade dos motores produzidos no Brasil e que equipam nossos automóveis”, diz Eduardo Chaves, Diretor da Fábrica de Motores de Porto Real.



Ficha Técnica – Fábrica de Motores de Porto Real



Inauguração: 2002

Localização: Centro de Produção de Porto Real (RJ)

Funcionários: 400

Produtos:

• Motores 1.4 8V, 1.5 8V e 1.6 16V flexfuel e a gasolina (para exportação)

• Bloco de ferro fundido para motor 1.6 16V

• Cabeçote de alumínio para motor 1.6 16V



Carros equipados com motores de Porto Real (produtos nacionais e estrangeiros):

• Peugeot: 207, 207 SW, 207 Passion, Hoggar, 308, 408 e Partner

• Citroën: C3, Aircross, C3 Picasso, C4 e Berlingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário