12 de novembro de 1962. Há
exatos 50 anos, coincidentemente em uma segunda-feira, o então presidente da
Toyota no Brasil, Kiyoyasu Koide, inaugurava a primeira unidade industrial da
fabricante de automóveis fora do Japão. E o local escolhido foi a cidade de São
Bernardo do Campo, na grande São Paulo, região que já começava a despontar como
berço da indústria automotiva nacional.
Motivo de orgulho para a
Toyota e seus colaboradores, a fábrica de São Bernardo é considerada até hoje um
marco no desenvolvimento da indústria automotiva nacional.
O primeiro veículo produzido
em São Bernardo do Campo foi o saudoso Toyota Bandeirante, ícone entre os
modelos fora-de-estrada pela sua fama de inquebrável. Sua manufatura perdurou
por 39 anos, até 2001, com um total acumulado de 103.750
unidades,
Ao longo desses 50 anos, a
fábrica de São Bernardo do Campo reúne histórias curiosas. Uma delas ocorreu em
1970 quando um incêndio atingiu o setor de pintura da fábrica da Volkswagen,
localizada na mesma cidade. A Toyota então, por um período de seis meses,
assumiu a primeira etapa da pintura do Fusca. Nessa época romântica,
pintavam-se, por dia, não mais do que 20 carrocerias, número inimaginável para
os padrões atuais da indústria.
Com o passar dos anos e com o
desenvolvimento da indústria nacional, a Toyota decidiu introduzir novos modelos
no país e, para isso, abriu duas novas fábricas. Uma em Zárate (Argentina), em
1997, responsável pela produção da Hilux, e outra em Indaiatuba (SP), em 1998,
onde faz o Corolla. Com isso, aliado ao fim da produção do Bandeirante em 2001,
a empresa modernizou e adaptou a fábrica de São Bernardo do Campo para a
produção de peças que abastecem o mercado de reposição do Bandeirante e também
para manufatura de componentes que fomentam a linha de montagem de Zárate e
Indaiatuba.
O último grande investimento
em São Bernardo do Campo, de US$ 42 milhões, ocorreu em agosto de 2006, quando
uma nova forjaria foi construída, para a produção de peças (biela e
virabrequim), que são exportados para os Estados Unidos e utilizados nos modelos
Camry e Corolla fabricados naquele país.
Adicionalmente, em 2009, foi
erguido em São Bernardo um novo Centro de Funilaria e Pintura, utilizado para
capacitar os colaboradores da rede de concessionários da
Toyota.
Atualmente, contando com área
construída de 4.400 metros quadrados e 1.337 colaboradores, a fábrica da Toyota
em São Bernardo exerce papel estratégico dentro dos planos de negócios da
empresa, abrigando, além das áreas industriais já citadas, os departamentos
administrativo, financeiro, jurídico, engenharia, planejamento de produção e
planejamento corporativo, entre outros. A unidade também abriga a sede da
Associação Desportiva Classista “Toyota Bandeirante”, clube da empresa para as
unidades de São Bernardo e São Paulo.
Roberto,
ResponderExcluirassim sendo, a Toyota é considerada um dos fabricantes pioneiros de nossa indústria automotiva...
abs...
Blog POR DENTRO DOS BOXES
http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/
A Toyota fazendo e contando sua histéoria!
ResponderExcluir