domingo, 4 de novembro de 2012

smart ebike: inteligência em duas rodas



Mobilidade sustentável é uma das grandes preocupações dos fabricantes de carros. Uma solução alternativa, capaz de complementar o automóvel como meio de transporte individual, está sendo apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo: a smart ebike.
Recém-lançada no mercado europeu, a bicicleta com auxílio elétrico da smart tem um design que foge do convencional, alinhado ao estilo da marca. Apropriada para o uso na cidade e com alto padrão tecnológico, evidenciado pelo sistema de auxílio à propulsão humana extremamente eficiente e de alto desempenho, a smart ebike propõe unir a agilidade da bicicleta, capaz de driblar engarrafamentos e estacionar em qualquer lugar, com a praticidade de um motor elétrico.

Os freios são a disco com comando hidráulico MT4, Magura, na frente e atrás. Os equipamentos de série incluem luzes em LEDs com função de uso diurno, que aumentam a visibilidade e a segurança em meio a tráfego, e rodas de 26 polegadas - ambos com design exclusivo. As ebikes são equipadas com pneus Continental EcoContact Plus, resistentes a furos. A experiência de rodagem é muito agradável e a correia dentada revolucionária é de fibra de carbono, substituindo as tradicionais correntes, dispensando lubrificação e manutenção.
A smart ebike também oferece sistema de informação e entretenimento: no centro do guidão há um painel multifuncional de LCD, com velocímetro, odômetro, mostrador de nível de auxílio/recuperação de energia e carga da bateria e outras funções. Neste painel também há uma porta USB, um equipamento standard, que permite o uso de vários acessórios e dispositivos que necessitam eletricidade. Entre outras coisas, a smart ebike pode ser individualizada com um versátil suporte para smartphones, barra de conforto e bagageiro com bolsos de tela integrados.

Uma coleção de acessórios "trendy" da smart ebike também é oferecida. Desenvolvida pela Mercedes Benz Accessories GmbH, ela inclui capacete e bolsas com design smart.
Os altos padrões tecnológicos da smart se manifestam no pacote de auxílio à propulsão extremamente eficiente e de alto desempenho. Como uma "pedelec" (Pedal Electric Cycle, ou bicicleta elétrica com pedais), a smart ebike é um veículo híbrido. O motor elétrico da BionX, que dispensa manutenção, sem escovas e montado no cubo da roda, é ligado assim que o ciclista começa a pedalar, como se estivesse em uma bicicleta normal. A força muscular é transmitida à roda traseira por uma silenciosa e durável correia traseira, que também dispensa lubrificantes. Sendo assim, a smart ebike se diferencia das maiorias das bicicletas elétricas disponíveis no mercado, já que para ter o auxílio elétrico é necessário que o usuário pedale a ebike. Este auxílio, por sinal, somente é disponível até atingir a velocidade de 25 km/h. Após este limite, o motor cessa a ajuda, e a bicicleta pode atingir velocidades maiores normalmente, como outra bicicleta, pela propulsão do usuário.

O usuário da smart ebike decide quanta potência quer que o motor elétrico de 250 watts entregue para dar apoio aos seus músculos, pressionando um botão no painel de LCD. É possível escolher entre quatro níveis de potência, com o quarto possibilitando o máximo de assistência. Dependendo do nível selecionado e da maneira de andar, a carga da bateria pode durar mais de 100 quilômetros. Há também um câmbio de três velocidades integrado ao cubo da roda, que permite trocas de marchas com facilidade, e auxilia ainda mais o usuário em seu dia-a-dia.
Com 423 Wh, a bateria de íons de lítio é uma das mais potentes do mercado. Ela fica integrada ao quadro da smart ebike. A bateria é portátil, e pode ser recarregada tanto em uma tomada de corrente normal como durante o uso, com esta última forma oferecendo vantagens em custo e para o meio-ambiente. O motor montado no cubo da roda atua como gerador quando o ciclista freia. A energia da frenagem é recuperada, isto é, convertida em energia elétrica e armazenada na bateria.

Uso fácil, ergonomia excelente, tecnologia de ponta e um prático conceito de armazenamento contribuem para o prazer de andar na smart ebike. Ela combina o conforto de um veículo motorizado com a fácil condução de uma bicicleta. Nos países da Comunidade Europeia, bicicletas com assistência elétrica que rodem a até 25 km/h não precisam ser emplacadas.
A smart ebike foi projetada e desenvolvida pela smart e é produzida em estreita colaboração com a GRACE, fabricante de bicicletas elétricas baseada na região de Berlim. Isto garante a produção com qualidade premium. A smart ebike será comercializada em breve por concessionários smart e poderá receber manutenção em qualquer concessionário smart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário