terça-feira, 9 de abril de 2013

Em outro dia de muita areia, Varela e Gugelmin ganham 10 posições



Pela primeira vez em três dias de competição a dupla formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin - atuais campeões da Copa do Mundo Fia de Rally Cross Country na categoria T2 e líderes da classificação geral do certame deste ano -, conseguiu completar o percurso de uma etapa do Abu Dhabi Desert Challenge sem problemas e com isso conseguiu subir 10 posições na classificação desta prova. Válido como segunda etapa da temporada 2013, o rally raid disputado nos Emirados Árabes Unidos tem sido caracterizado por um nível de dificuldade bem maior que suas edições mais recentes. Entre outros obstáculos, uma tempestade de areia levou os organizadores a encurtarem o percurso dos automóveis e caminhões e cancelar a disputa entre motos e quadriciclos logo no primeiro dia de disputas.

"Sem dúvida estamos enfrentando mais problemas que o esperado, mas, felizmente, hoje tudo aconteceu dentro da normalidade e pudemos completar o percurso sem maiores surpresas", comentou Varela de volta ao bivouac, o acampamento onde está localizado o parque de apoio das etapas intermediárias da competição. "Nosso único contratempo do dia foi uma atolada que nos custou cerca de 10 minutos, o que é praticamente nada se compararmos com o tanto de gente que ficou pelo caminho logo no início do trecho e só completou o percurso muito tempo depois que a gente."

O piloto continua sentindo dores no pulso direito, que sofreu uma forte luxação no trecho de domingo; este incidente e a tempestade de areia que bloqueou o avanço da dupla do Divino Fogão Rally Team refletem a penalização de 100 horas imposta a mais de 40% dos 49 automóveis que iniciaram a prova, entre eles os atuais líderes do campeonato. Na classificação parcial de hoje Varela e Gugelmin terminaram em décimo primeiro lugar, suficiente para incluir o Mitsubishi Pajero #201 no bloco dianteiro da categoria T1, mesmo usando um modelo construído para a classe inferior. 

"Já sabíamos de antemão que o carro disponibilizado para as etapas árabes seria um T2 "anabolizado", mas nem por isso estamos competindo com menos entusiasmo. Pilotar nas dunas é realmente uma ciência complicada e a cada etapa vencida vamos aprendendo mais um pouquinho", comentou Gustavo Gugelmin, que espera uma jornada ainda mais difícil para amanhã. "Saí do briefing de hoje com essa impressão. Aliás, é geral a impressão que o evento deste ano está muito mais difícil que nas edições anteriores..."


A classificação extraoficial da prova após três etapas é a seguinte: 

1) Nani Roma (ESP) / Michel Perin (FRA), Mini All 4 Racing, 9h47’03"
2) Guilherme Spinelli (BRA) / Youssef Haddad (BRA), Mitsubishi ASX, 10h27’42"
3) Jean-Louis Schlesser (FRA) / Konstantin Zhilstov (RUS), Schlesser Original, 10h33’24
4) Bernhard Tem-Brinke (NDL) / Mathieu Baumel (FRA), HRX Ford, 10h47’32"
5) Erik Van-Loon (NLD) / Rosegaar Wouter (NLD), HRX Ford, 10h57´21"

31) Reinaldo Varela (BRA) / Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero, 111h26’10"

Nenhum comentário:

Postar um comentário