Confiabilidade, robustez e, acima de tudo, segurança são atributos que
não podem faltar a veículos destinados a proteger seus ocupantes em qualquer
cenário. São qualidades como essas que estarão expostas no estande da Iveco na LAAD,
mostra internacional de defesa e segurança, que será realizada de 9 a 12 de
abril, no Riocentro (RJ). A montadora irá expor no local o blindado Guarani –
já em produção no Brasil –, além da versão militarizada do off-road Trakker e o
LMV, um veículo leve de tração integral, amplamente utilizado por exércitos
europeus.
A linha de veículos de defesa da Iveco está dividida nas categorias blindados,
caminhões e veículos multifuncionais. São produtos consolidados mundialmente,
que começam também a chegar ao mercado brasileiro. “Nossa gama atual é o
resultado de décadas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, a gama
da Iveco é comercializada em mais de 50 países, incluindo membros da Otan”,
afirma Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial América
Latina.
Para tornar seus veículos cada vez mais interessantes para os clientes,
a Iveco tem mantido fortes investimentos ao longo dos anos no setor – e em
escala cada vez maior. Incluindo recursos dos próprios compradores, a Iveco
destinou 10,3 milhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento na sua gama de
veículos de defesa no ano de 2003. Em 2011, esse valor chegou a 43,7 milhões de
euros, em um avanço que ultrapassa a casa dos 300%.
Uma das inovações resultantes desse trabalho contínuo já teve seus
primeiros exemplares fabricados em Sete Lagoas, Minas Gerais. Trata-se do
Guarani, blindado desenvolvido em parceria com o Exército brasileiro. Um
contrato inicial prevê o fornecimento de 86 desses veículos às Forças Armadas.
Para isso, a Iveco investiu cerca de R$ 55 milhões, que incluem recursos
empregados na construção da fábrica, já prestes a ser inaugurada. Além de
moderno, o Guarani possui índice de conteúdos nacionais superior a 60%, com
destaque para itens como motor, câmbio e chassi.
Plataforma base da família de blindados médios de rodas da Força Terrestre, o
Guarani é um veículo para transporte de pessoal de 18 toneladas, equipado com
motor diesel FPT Industrial de 383cv, transmissão automática. Ele possui
capacidade anfíbia e é capaz de transportar 11 militares. As dimensões básicas
do veículo são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros
de altura. O modelo pode receber diversos tipos de equipamentos de defesa e ser
transportado pela aeronave KC-390, da Embraer.
LMV
Lince,
como é conhecido por militares italianos, ou Panther, como é chamado pelos
britânicos. O nome do felino pode variar, mas o que não muda é enorme aceitação
do LMV nos mercados onde já é comercializado. A sigla, em tradução livre,
significa veículo leve multifuncional, e revela a versatilidade do produto
desenvolvido e produzido na sede da Iveco Defence Vehicles, em Bolzano, cidade
encrustada entre as montanhas do norte da Itália.
O LMV dispõe de alta tecnologia e tem como pontos fortes a excepcional
mobilidade e capacidade de proteção dos ocupantes – fato comprovado nas
múltiplas missões de paz em que foi utilizado. Além das forças armadas
Italianas, a Iveco tem fornecido numerosos LMVs às forças armadas da
Grã-Bretanha, Bélgica e Croácia, entre outros países europeus.
“A versatilidade, a agilidade e a capacidade de adaptação a vários tipos
de cenários e desafios são qualidades fundamentais que a equipe Iveco conseguiu
reunir nesse veículo. Por isso, acreditamos que, com ele, tenhamos potencial
para atingir uma série de novos mercados, incluindo o brasileiro”, diz Del
Noce.
Trakker
O
valente off-road da Iveco, vencedor do rally Dakar, já se tornou conhecido por
sua capacidade de encarar qualquer tipo de terreno. Que tal, então, uma versão
ainda mais robusta desse veículo, adaptada às necessidades especiais de forças
de defesa de todo o mundo? É o que o visitante do estande da Iveco na
LAAD poderá encontrar no Trakker, versão 6x6, cabine simples. O caminhão
apresentado conta com câmbio automático 16+2 marchas e motor cursor 13, com
potência máxima de 380 cv.
O Trakker de defesa possui também uma versão com cabine de aço balístico
que substitui a convencional, fornecendo proteção máxima ao condutor. A
versatilidade do chassi permite seu uso com diversas finalidades. “O Trakker é
um veículo já amplamente conhecido pelo mercado e reconhecido pela sua
robustez. O que fizemos foi reforçar essas fortes qualidades e torná-lo apto
também a atuar na área de defesa”, explica Del Noce.
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