Líderes da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country,
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin continuam neste fim de semana o programa de
adaptação à categoria T1, a mais importante desse campeonato. Após a vitória no
Italian Baja - a primeira de uma dupla brasileira no cross country mundial - a
dupla do Divino Fogão Rally Team disputa as duas etapas árabes da temporada
2013 com um modelo originalmente construído para a classe T2 e adaptado ao
regulamento mais amplo e sofisticado da classe superior. Os brasileiros
marcaram o 13º tempo no prólogo do Abu Dhabi Sealine Desert Challenge e amanhã
encaram a primeira de cinco etapas do desafio que levará tripulações de seis
continentes a percorrer o território dos Emirados Árabes Unidos.
"Hoje disputamos o prólogo, que desta vez serviu como uma prova de
classificação para o rally: amanhã seremos o décimo-terceiro carro a largar
para a primeira etapa, que terá três postos de controle", comentou Varela
antes de reiterar o propósito desta temporada. "Vamos largar com um
objetivo muito importante: pegar a mão nas dunas andando com um carro mais
rápido e mais pesado em relação ao que nos levou ao título de 2012 na categoria
T2."
Trata-se de mais um teste de versatilidade para o experiente piloto cujo
currículo conta com mais de 300 largadas em quase três décadas de atividade.
Vale lembrar que no início do ano ele disputou seu primeiro rally sem navegador
e foi uma das surpresas do Dakar 2013 ao terminar o evento como o terceiro
colocado entre da categoria UTV. Se nessa prova o navegador Gustavo Gugelmin
trabalhou na equipe de apoio, na Copa do Mundo FIA o catarinense de Lages está
novamente em sua função habitual:
"Está certo que depois da minha experiência na equipe de apoio já disputei
o Rally de Barretos e o Italian Baja, mas voltar ao deserto como navegador é
sempre um convite a muitas surpresas e ao desgaste físico: as referências
praticamente não existem e a variação de temperatura - quente durante o dia,
frio à noite -, são dois grandes desafios."
O roteiro deste domingo tem percurso total de 308,82 Km, dos quais 298,2 são
válidos para classificação. Os postos de controle estão localizados nos Km 116,
192 e 286 sendo que a linha de chegada está situada aproximadamente 12 Km após
o PC3. Os organizadores estabeleceram o tempo ideal para esse percurso em
aproximadamente 3h15m. Entre os adversários de Varela e Gugelmin estão duas
duplas de brasileiros: Guiga Spinelli/Youssef Haddad e Marcos Moraes/Du Sachs,
estes disputando a categoria T2, onde são os atuais líderes da temporada.
Os resultados do prólogo
1) Krystof Holowczyc / Andreas Schulz, Mini All 4 Racing, 1:38:60
2) Bernhard Ten-Brinke / Matthieu Baumel, HRX Ford, 1:40:36
3) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad, Mitsubishi ASX, 1:40:69
4) Nani Roma / Michel Perin, Mini all 4 Racing, 1:41:54
5) Martin Kaczmarski / Bartlomiej Boba, Toyota Hilux, 1:41:64
6) Van-Loon Erik / Rosegaar Wouter, HRX Ford, 1:42:41
7) Lucio Alvarez / Bernardo Graue, Toyota Hilux, 1:43:15
8) Nunzio Coffaro / Daniel Meneses, Toyota Hilux, 1:43:76
9) Viktor Rempel / Vernon Rempel, BMW X3, 1:44:73
10) Leonid Ogorodnikov / Anton Nikolaev, 1:46:03
11) Miroslav Zapletal / Maciej Miroslav, Hummer H3, 1:47:22
12) Stephan Schott / Filipe Palmero, Mini All 4 Racing, 1:48:06
13) Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero, 1:48:91
14) Nabil Al-Shamsi / Salem Rashed, Nissan, 1:49:56
15) Jean-Louis Schlesser / Konstantin Zhilstov, Schlesser Original, 1:51:13
Marcos Moraes e Du Sachs (Mitsubishi Pajero) vão largar em 29º entre 49
competidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário