sábado, 6 de abril de 2013

Líderes do Mundial Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin enfrentam areias de Abu Dhab



Líderes da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin continuam neste fim de semana o programa de adaptação à categoria T1, a mais importante desse campeonato. Após a vitória no Italian Baja - a primeira de uma dupla brasileira no cross country mundial - a dupla do Divino Fogão Rally Team disputa as duas etapas árabes da temporada 2013 com um modelo originalmente construído para a classe T2 e adaptado ao regulamento mais amplo e sofisticado da classe superior. Os brasileiros marcaram o 13º tempo no prólogo do Abu Dhabi Sealine Desert Challenge e amanhã encaram a primeira de cinco etapas do desafio que levará tripulações de seis continentes a percorrer o território dos Emirados Árabes Unidos.

"Hoje disputamos o prólogo, que desta vez serviu como uma prova de classificação para o rally: amanhã seremos o décimo-terceiro carro a largar para a primeira etapa, que terá três postos de controle", comentou Varela antes de reiterar o propósito desta temporada. "Vamos largar com um objetivo muito importante: pegar a mão nas dunas andando com um carro mais rápido e mais pesado em relação ao que nos levou ao título de 2012 na categoria T2."

Trata-se de mais um teste de versatilidade para o experiente piloto cujo currículo conta com mais de 300 largadas em quase três décadas de atividade. Vale lembrar que no início do ano ele disputou seu primeiro rally sem navegador e foi uma das surpresas do Dakar 2013 ao terminar o evento como o terceiro colocado entre da categoria UTV. Se nessa prova o navegador Gustavo Gugelmin trabalhou na equipe de apoio, na Copa do Mundo FIA o catarinense de Lages está novamente em sua função habitual:

"Está certo que depois da minha experiência na equipe de apoio já disputei o Rally de Barretos e o Italian Baja, mas voltar ao deserto como navegador é sempre um convite a muitas surpresas e ao desgaste físico: as referências praticamente não existem e a variação de temperatura - quente durante o dia, frio à noite -, são dois grandes desafios." 


O roteiro deste domingo tem percurso total de 308,82 Km, dos quais 298,2 são válidos para classificação. Os postos de controle estão localizados nos Km 116, 192 e 286 sendo que a linha de chegada está situada aproximadamente 12 Km após o PC3. Os organizadores estabeleceram o tempo ideal para esse percurso em aproximadamente 3h15m. Entre os adversários de Varela e Gugelmin estão duas duplas de brasileiros: Guiga Spinelli/Youssef Haddad e Marcos Moraes/Du Sachs, estes disputando a categoria T2, onde são os atuais líderes da temporada. 

Os resultados do prólogo
1) Krystof Holowczyc / Andreas Schulz, Mini All 4 Racing, 1:38:60 
2) Bernhard Ten-Brinke / Matthieu Baumel, HRX Ford, 1:40:36 
3) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad, Mitsubishi ASX, 1:40:69 
4) Nani Roma / Michel Perin, Mini all 4 Racing, 1:41:54 
5) Martin Kaczmarski / Bartlomiej Boba, Toyota Hilux, 1:41:64 
6) Van-Loon Erik / Rosegaar Wouter, HRX Ford, 1:42:41 
7) Lucio Alvarez / Bernardo Graue, Toyota Hilux, 1:43:15 
8) Nunzio Coffaro / Daniel Meneses, Toyota Hilux, 1:43:76 
9) Viktor Rempel / Vernon Rempel, BMW X3, 1:44:73 
10) Leonid Ogorodnikov / Anton Nikolaev, 1:46:03 
11) Miroslav Zapletal / Maciej Miroslav, Hummer H3, 1:47:22 
12) Stephan Schott / Filipe Palmero, Mini All 4 Racing, 1:48:06 
13) Reinaldo Varela / Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero, 1:48:91 
14) Nabil Al-Shamsi / Salem Rashed, Nissan, 1:49:56 
15) Jean-Louis Schlesser / Konstantin Zhilstov, Schlesser Original, 1:51:13 

Marcos Moraes e Du Sachs (Mitsubishi Pajero) vão largar em 29º entre 49 competidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário