O programa Inovar-Auto, lançado pelo governo
brasileiro, vai mudar o perfil dos veículos brasileiros, com a redução do
tamanho dos motores e a aplicação de sistemas de turboalimentação para atingir
os limites estabelecidos para consumo de combustível e emissão de CO2. Essa
afirmação é de José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Transportation
Systems, fabricante de turbos Garrett.
Vicari anuncia que a empresa apresentará uma série
de inovações durante a Automec 2013, que será realizada entre os próximos dias
16 e 20, no Parque Anhembi, SP, e que esse evento marcará o início da era do
turbo para automóveis na indústria automobilística brasileira, incentivada pelo
programa Inovar-Auto. De acordo com o executivo, todas as fábricas de
automóveis trabalham para adequar-se às regras que objetivam fazer com que os
veículos atinjam os índices de eficiência energética estabelecidos pelo
programa.
O executivo indica que o mercado continuará com os
chamados veículos de entrada, com motor 1.0L aspirados e que sofrerá uma forte
redução do número de modelos equipados com motor a partir de 1.8L, consolidando
o processo de downsizing com a turboalimentação de motores de menor
cilindrada.
“Pela superior eficiência e preservação ambiental dos
motores turboalimentados, o mercado deverá ter preferência por automóveis
equipados com motores entre 1.0L e 1.4L que apresentarão faixa de potência e
desempenho correspondente a propulsores 2.0L, e até acima dessa capacidade
cúbica, com economia de combustível e menor emissão de CO2”.
Vinte anos de turbo
Vicari salienta também que, durante a Automec, a
Honeywell vai comemorar a posição de
pioneira no desenvolvimento e produção de turbos, tanto para motores a diesel
quanto a gasolina. Foi a primeira a se instalar no País, em 1976, para produzir
turbos para motores a diesel, e há exatos 20 anos deu início ao desenvolvimento
do primeiro turbo no Brasil para o motor a gasolina 1.4L do Fiat Uno Turbo.
Iniciado em 1993, o programa permitiu o lançamento do Uno Turbo no ano
seguinte. O mesmo trabalho foi realizado para o motor do Gol Turbo e da Parati
Turbo, em 1999, que, com 112 cv, foi considerado o 1.0L mais potente do
mundo.
Na Automec, a empresa apresentará uma família de
turbos, formada pelos modelos MGT1549ZDL, aplicado ao motor 1.6L gasolina do
BMW Série 1, com coletor de escape tubular em chapa dupla e integrado à carcaça
da turbina dividida e atuador eletrônico, e o MGT1752S, que equipa os
Volkswagen Jetta, Passat e Novo Fusca no motor 2.0TSI, com rotor forjado e
atuador eletrônico. Entre os lançamentos
mais recentes, também se encontra o GTC1446VZ, com a tecnologia de geometria
variável, para o motor 2.0 a diesel da pick-up VW Amarok de cabine simples.
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