O Nissan March, primeiro compacto japonês do mercado
brasileiro, chega à linha 2014 com novidades em itens de segurança, acabamento
e tecnologia. Entre elas estão a grade cromada e o adesivo preto na coluna
central a partir da versão 1.0S, bancos com acabamento em dois tons para toda a
linha, freios antitravamento ABS com assistências de frenagem de série para
todas as versões equipadas com motor 1.6, que também incorporam a tecnologia e
inovação do sistema Bluetooth com controle de áudio no volante (disponível a
partir da 1.6SV). Os novos equipamentos ratificam o excelente custo-benefício
do modelo, cujos preços vão de R$ 27.690 a R$ 41.590.
Como costuma fazer, a Nissan ouviu sugestões e
comentários de clientes e concessionários para melhorar a oferta de itens de
série e opcionais para o March 2014. Assim, o primeiro compacto japonês do
mercado brasileiro ganhou itens que valorizaram o visual, como bancos em dois
tons desde a versão de entrada, e a grade frontal inferior cromada como item de
série a partir da 1.0S. Essa opção de acabamento também passa a contar com a
coluna B na cor preta, farois de neblina e maçanetas na cor da carroceria.
Outra importante novidade na linha do compacto são os
freios antitravamento ABS com distribuição eletrônica (EBD) e assistência à
frenagem (BA) para todas as versões equipadas com motor 1.6. Encontrado na
linha 2013 na versão topo de linha SR, o equipamento de segurança agora está
disponível também para a 1.6S e para 1.6SV.
As versões 1.6 contam agora com coluna B com acabamento
na cor preta, bancos em dois tons, farois de neblina, grade frontal cromada e
maçanetas na cor da carroceria. Além desses equipamentos, a intermediária 1.6SV
vem com o sistema Bluetooth com controle de áudio no volante e a conexão para
iPod - disponível também na SR. Com os novos equipamentos, o Nissan March
torna-se um modelo ainda mais atraente e diferenciado no segmento de hatches
compactos, um dos mais concorridos do mercado.
As novidades da linha 2014 somam-se aos diferenciais que
o March trouxe para o segmento, quando foi lançado em setembro de 2011, para
tornar seu custo-benefício ainda mais atraente. O modelo da Nissan oferece
itens que privilegiam o conforto dos ocupantes como vidros elétricos nas quatro
portas; abertura interna da tampa do combustível; porta-malas com iluminação;
direção elétrica com excelente raio de giro (4,5 m), que facilita as manobras
em espaços pequenos, e o Comfort Seat, tecnologia criada pela Nissan que
para dar ainda mais conforto e manter a posição estável do motorista e do
passageiro dianteiro com suportes laterais dos encostos dos bancos dianteiros
estendidos.
De acordo com Tiago Castro, gerente de marketing de
produto, a Nissan aperfeiçoa continuamente seus produtos para oferecer o que o
consumidor deseja, sempre ressaltando o bom custo-benefício. “Com as novidades
da linha 2014, o March, que foi muito bem aceito pelos brasileiros, fica mais
completo, seguro e requintado”, explica.
INOVAÇÃO E DNA JAPONÊS
Com mais de 46
mil unidades comercializadas desde sua chegada ao mercado brasileiro, o Nissan
March é um produto moderno, pensado para os dias de hoje. É o primeiro fruto da
inovadora Plataforma V (de versátil), que incorpora todo o DNA japonês de
qualidade de construção, segurança, desempenho e acabamento. Concebida sob um
novo e extenso processo de engenharia de desenvolvimento e produção, ela cria
um conjunto inédito de padrões para a indústria por conta da avançada
engenharia aplicada.
O Nissan March é equipado com os modernos motores 1.0 16V
e 1.6 16V. O primeiro desenvolve 74 cavalos de potência a 5.850 rpm, com etanol
ou gasolina, e 10 kgfm a 4.350 rpm de torque. Aliado ao baixo peso - máximo de
938 quilos na versão 1.0S - esse propulsor recebeu nota “A” no Programa
Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
O 1.6 16V (HR16) é feito em alumínio e desenvolve 111
cavalos a 5.600 rpm, entregando 15,1 kgfm a 4 mil rpm de torque. Conta com o
sistema CVVTCS (Continuosly Variable
Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de
variador de fase), que controla a variação de tempo de abertura e
fechamento de válvula para melhorar o enchimento do cilindro de acordo com a
rotação, carga e regime de funcionamento do motor.
Não são apenas a modernidade do motor e o baixo peso que
colaboram para as boas médias de consumo do March. O teto recebeu dois “V”, que lembram
bumerangues e têm a importante função de dar maior robustez ao carro e permitir
a utilização de uma arquitetura mais fina da placa, sem comprometer a estrutura
e a segurança. Assim, o peso diminuiu com o centro da gravidade para dar também
maior eficiência, estabilidade e prazer ao dirigir.
Apesar de
compacto – 3,78 m de comprimento -, o Nissan March tem espaço suficiente para
garantir o conforto de todos os ocupantes. As soluções inteligentes de
engenharia proporcionadas pela plataforma V permitiram uma distância entreeixos
maior (2,45 m) para este tipo de veículo, que, junto com as rodas deslocadas
para as extremidades, não só ampliaram o espaço interno, como também melhoraram
o acesso e saída do carro. E as pernas também ganharam, pois, caso os bancos
dianteiros estejam no limite dos cursos longitudinais, os passageiros de trás
não se sentirão apertados – o espaço do March é um dos melhores do segmento
neste quesito também. O March mede
1,53 m de altura e 1,66 m na largura.
Além de ser o primeiro carro japonês mais acessível do
país, o compacto da Nissan é um dos mais baratos de se manter. Para isso, a
Nissan oferece preços de revisões fechados; três anos de garantia sem limite de
quilometragem e assistência 24h gratuita por dois anos. O principal objetivo é
garantir que os novos clientes da marca fiquem totalmente despreocupados
durante toda a experiência com o veículo.
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